«« Voltar
Capacitação de recursos humanos das granjas avícolas integradas do agreste meridional pernambucano no correto manejo de composteiras.
Protocolo do SIGProj:   252872.1334.6093.08122016
De:11/01/2017  à  05/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Almir Chalegre de Freitas
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  UAG - Unidade Acadêmica de Garanhuns
Unidade de Origem
  ADM - Administração
Resumo da Ação de Extensão
  Dez propriedades produtoras de frangos de corte integradas localizadas no agreste meridional de Pernambuco serão acessadas, por conta da parceria estabelecida com a empresa integradora - 'Granja Vitória', para incentivar os recursos humanos destas granjas a procederem a compostagem como destinação de carcaças de aves mortas durante a produção, assim como, capacitá-los no correto e efetivo uso das composteiras instaladas em seus respectivos terrenos. A equipe de execução do presente projeto procederá aos treinamentos 'in loco' (em cada uma das 10 propriedades) dos tratadores e produtores avícolas e permanecerá assistindo às propriedade até o final de dezembro de 2017, a fim de monitorar tanto os procedimentos executados quanto a qualidade do composto resultante. Ao menos uma palestra, sobre o assunto “compostagem, como destinação de carcaças na avicultura” será agendada em conjunto com a empresa integradora e/ ou Associação de Avicultores de Pernambuco (AVIPE), visando incentivar a adoção desta biotecnologia de destinação de carcaças. Ao final do projeto, um vídeo instrutivo será produzido pela equipe executora e disponibilizado tanto à empresa integradora quanto à AVIPE, visando encorajar a adoção da compostagem pelos produtores como meio de destinação das aves mortas durante a produção.
Palavras-chave
   granjas de corte integradas, destinação de caracaças aviárias, compostagem, composteira
Público-Alvo
  O efeito direto da ação de extensão será sobre, ao menos, 10 propriedades avícolas, sob sistema de produção integrada, localizadas no agreste meridional de Pernambuco. Contudo, espera-se que, indiretamente, esta ação encoraje outros avicultores da região ou mesmo do estado a proceder a compostagem como meio de destinação de carcaças produzidas durante a produção (seja por propagação do presente projeto pelos próprios produtores, por palestras ou ainda por vídeo instrutivo a ser produzido no presente projeto), haja vista que a destinação correta de aves mortas durante a produção seja um dos requisitos para o registro de produtores avícolas com mais de 1000 aves alojadas e comercializadas além do município (conforme Instrução Normativa 56/ 2007) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Almir Chalegre de Freitas (87)99631-5458 email: almir.chalegre@ufrpe.br
«« Voltar