«« Voltar
Atenção Integral ao Paciente com Câncer de Próstata e Promoção de Saúde do Homem (Cópia) 23-11-2016
Protocolo do SIGProj:   252829.1333.184955.02122016
De:26/12/2016  à  26/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  José de Ribamar Rodrigues Calixto
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  DEMEDII - Departamento de Medicina II
Resumo da Ação de Extensão
  A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença. Esta doença raramente é sintomática em sua fase inicial, uma vez que a maioria dos tumores nessa situação é proveniente da zona periférica da glândula, ou seja, longe da uretra. Por isso a necessidade de acompanhamento anual com o médico urologista, pois este será capaz de detectar a doença em estágio inicial, evitando que o tratamento seja feito somente em fases tardias, quando as possibilidades terapêuticas são bastante reduzidas. O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases. Diante do exposto esse projeto de extensão terá como objetivo principal a atenção ao paciente com câncer de próstata e a promoção de prevenção na saúde do homem.
Palavras-chave
   Próstata, Câncer, Urologia
Público-Alvo
   Pacientes atendindo e/ou encaminhados ao Serviço de Urologia do HUUFMA com sintomatologia e/ou alterações sugestivas de neoplasia. Acadêmicos de Medicina, membros da Liga Acadêmica de Urologia da UFMA.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Serviço de Urologia do Hospital Universitário Da Universidade Federal Do Maranhão – HUUFMA, situado na Rua Barão Itapary , n° 282, Centro - São Luís-MA CEP: 65020-070. Fone: (98)2109-1295.
«« Voltar