«« Voltar
AUXILIO DA TECNOLOGIA 3D NA FÍSICA EXPERIMENTAL
Protocolo do SIGProj:   252630.1389.38262.11012017
De:01/03/2017  à  01/03/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Everaldo Arashiro
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  IMEF - Instituto de Matemática, Estatística e Física
Resumo da Ação de Extensão
  O Ensino de Física nas escolas caminha para um processo de reestruturação. A dificuldade em formar professores e o baixo interesse pelas áreas científicas proporciona um déficit de professores de Física nas escolas públicas de Ensino Médio. É preciso rediscutir qual Física ensinar para possibilitar uma melhor compreensão do mundo e uma formação mais adequada para a cidadania, isto desde a Escola Média até a universidade. Atualmente, o Ensino de Física tem-se realizado pela automatização ou memorização na solução de exercícios repetitivos, mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas, de forma desarticulada, distanciados do mundo vivido pelos alunos e professores. O desafio futuro para os professores é criar uma proposta diferenciada de ensino em que contemple uma física experimental cotidiana. O professor deve trabalhar conceitos de Física que são mais facilmente apreendidos se aplicados concretamente. Este projeto pretende desenvolver estas práticas utilizando impressoras 3D para criar experimentos físicos/mecânicos no intuito de amadurecimento científico com um processo contínuo de transformação de conhecimento teórico em experimentos práticos. E com a capacitação das escolas de ensino fundamental e médio, visa-se também alimentar o interesse destes alunos para ingressarem em universidades e atuarem nestas áreas de maior importância para o desenvolvimento econômico e social do país.
Palavras-chave
   Física experimental, tecnologia 3d, roteiros
Público-Alvo
  Alunos universitários do curso de física, alunos da rede pública do ensino médio, professores da universidade, professores da rede pública de ensino médio.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Everaldo Arashiro Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Matemática, Estatística e Física Campus Carreiros Av. Itália, km 8 Rio Grande - RS Brasil 96203-900​ Sala M22 Telefone: 053 3293-5301 celular: (53) 99908-7775
«« Voltar