«« Voltar
II Encontro de Regularização Fundiária, Habitação e Direito à Cidade (II ERHAD)
Protocolo do SIGProj:   252461.1138.45195.21112016
De:01/06/2016  à  31/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  João Aparecido Bazzoli
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUP - Campus de Palmas
Unidade de Origem
  DIR - DIREITO
Resumo da Ação de Extensão
  O Encontro objetiva compreender os problemas relacionados a regularização fundiária, habitação e direito à cidade nas Regiões Norte e Centro-Oeste, pela lógica da demanda e da disputa pelos espaços urbanos. Este Encontro será realizado com o apoio do Ministério das Cidades, por meio do Programa Nacional de Capacitação, e o público-alvo consistirá em pesquisadores, docentes, estudantes, gestores e técnicos, membros dos conselhos municipais e estaduais, movimentos sociais e demais agentes sociais envolvidos com a temática do desenvolvimento urbano. Trata-se de um público bastante diversificado, tendo em vista a abrangência das problemáticas em questão, o que dará base para um rico debate que terá como pano de fundo o tema “Cidades participativas e socialmente justas: vivências e um novo olhar sobre o desenvolvimento das cidades”. A temática em discussão estará dividida em três grandes eixos: I. A Dinâmica Urbana; II. Habitação e Irregularidade e III. Direito à cidade. A metodologia utilizada será de mesas redondas no sentido de colocar varias representações para trazer a sua experiência. O Encontro é resultado do Programa Cidades Sustentáveis: Tocantins em Foco que desenvolveu varias atividades de qualificação que serão levadas para este evento central. Portanto, o II ERHAD buscará se firmar neste importante espaço criado para a democratização do conhecimento, tendo as universidades o papel da disseminação dos resultados dos programas de extensão e pesquisa sobre o tema. Interessante ressaltar que o protagonismo caberá à sociedade no estabelecimento de um diálogo que possibilite a todos se apropriar deste arcabouço produzido.
Palavras-chave
   Regularização fundiária, Direito à Cidade, Habitação
Público-Alvo
  O evento será destinado a técnicos, gestores, conselho municipal e agentes sociais que atuam no campo de Desenvolvimento Urbano, nas áreas de acesso à terra urbanizada e habitação. O público interno da unidade contará com uma equipe de 30 pessoas. É prevista a capacitação de técnicos administrativos nas esferas municipais e estaduais. Entre movimentos sociais, ONGs, e grupos comunitários o público estimado é de 490 pessoas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   E mail: erhad2016@gmail.com Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo: (63) 3232-8094 Laboratório de Arquitetura e Urbanismo: (63) 3232-8339
«« Voltar