«« Voltar
JOGOS ELETRÔNICOS BASEADOS EM CONCEITOS DE FÍSICA E ENGENHARIA
Protocolo do SIGProj:   252369.1136.201994.18112016
De:01/11/2016  à  01/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Daniel Cesar Braz
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Engenharia Física - Coordenação do Curso de Engenharia Física.
Resumo da Ação de Extensão
  A Física e a Engenharia são áreas do conhecimento científico e tecnológico que abrangem um conjunto de conceitos bastante amplo e complexo. Em geral, o aprendizado desses conceitos traz uma motivação especial por se tratar de assunto com grande aplicabilidade na vida cotidiana dos estudantes. Apesar disso, a depender da metodologia e das ferramentas utilizadas em sala, esse aprendizado pode se tornar dificultoso e desmotivador. Para enfrentar essa questão, propõe-se este projeto de pesquisa com o objetivo de elaborar e de desenvolver jogos eletrônicos para computadores, isto é, softwares, baseados em conceitos de Física e Engenharia para verificação, em projetos de pesquisa futuros, da aplicabilidade e das possíveis contribuições como ferramentas de ensino-aprendizagem desses conceitos para estudantes em nível do Ensino Fundamental e Médio. O desenvolvimento de jogos tem origem no crescente interesse dos jovens por jogos eletrônicos, e na possível exploração desses recursos em sala de aula como forma de tornar os conceitos a serem aprendidos mais atrativos aos estudantes. Inicialmente, os jogos serão desenvolvidos, com base no referencial teórico da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, oferecendo desafios que auxiliarão os estudantes a relacionar o conhecimento sobre determinado tema à medida em que consigam concluir as etapas que lhe serão apresentadas no decorrer dos níveis crescentes de dificuldade do jogo. Esse projeto de pesquisa pretende dar continuidade e consolidar essa linha de pesquisa na UEMS.
Palavras-chave
   jogo, eletrônico, ensino, física, engenharia
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar