«« Voltar
Experiências e perspectivas interdisciplinares na área de ciências da vida e da natureza: práticas formativas e pedagógicas na educação do campo
Protocolo do SIGProj:   252250.1321.243219.02122016
De:01/03/2017  à  30/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Tânia Halley Oliveira Pinto
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICENE - Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto Experiências e perspectivas interdisciplinares na área de ciências da vida e da natureza: práticas formativas e pedagógicas na educação do campo tem como objetivo desenvolver ações de formação continuada à professores de escolas do campo que atuam ministrando disciplinas na área de ciências da vida e da natureza, trabalhando o ensino de ciências em diálogo com as temáticas suscitadas no cotidiano do estudante do campo. Almejamos desenvolver processos formativos que aliem as diversas demandas contemporâneas da sociedade ao trabalho docente em sala de aula, no intuito de fazer com que o professor perceba o seu papel como agente transformador e, consequentemente, estimulador dos educandos a perceberem, a discutirem e a buscarem soluções para a realidade social na qual estão inseridos. Neste contexto a presente proposta busca propiciar aos participantes uma abordagem contextualizada e interdisciplinar, de conteúdos científicos, rompendo com o estigma disciplinar que prejudica o entendimento amplo de aspectos da natureza, uma vez que esta não é fragmentada. Frente ao exposto, acreditamos que esta abordagem extensionista trará grande impacto social, visto que os participantes podem ser multiplicadores desta proposta em salas de aulas, cursos, etc.
Palavras-chave
   Ensino de Ciências, Educação do Campo, Conhecimentos tradicionais
Público-Alvo
   A proposta tem como público-alvo direto professores em exercício do magistério da educação básica do campo* com formação na área de ciências da vida e da natureza. Supletivamente, podem ser atendidos licenciandos da área de ciências da vida e natureza. Ademais, os professores participantes do curso podem ser multiplicadores da proposta para outros professores e indiretamente, os alunos dos professores que participarem da ação serão beneficiados, pois acreditamos esses professores terão ampliadas suas metodologias de ensino. Dessa forma, o projeto pode contribuir também para a formação continuada de professores, assim como com a formação de futuros pesquisadores e professores da área de educação em ciências.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Prof.ª Tânia Halley Oliveira Pinto, pelo telefone (34) 98856-5350 ou pelo email: taniahalley@gmail.com
«« Voltar