«« Voltar
O Lúdico na construção das relações afetivas e sociais IX (Cópia) 11-11-2016
Protocolo do SIGProj:   252064.1321.92842.02122016
De:01/03/2017  à  20/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Marta Regina Farinelli
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  IELACHS - Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais
Resumo da Ação de Extensão
  Trata-se da décima versão do projeto “O lúdico na construção das relações afetivas e sociais”, destinado a crianças e adolescentes cujos pais e/ou responsáveis participam do Curso Preparatório para Adoção. As atividades serão estruturadas em 09 encontros quinzenais, com duração de 02 horas cada, sendo que poderá haver a composição de quatro grupos (2 grupos por semestre), que se reunirão no CEPPA – UFTM e na UNIUBE. Serão desenvolvidas atividades lúdicas, através de diferentes oficinas (feitura de massinhas, colagens, construção de instrumentos musicais, contação de histórias, teatro e construção de máscaras) sob a orientação das alunas extensionistas dos cursos de Psicologia e Serviço Social da UFTM. Através de tais atividades, as crianças se inter-relacionam e podem perceber que as relações sociais e afetivas, em especial o amor filial/maternal/paternal, podem ser também construídas. Após os encontros, que serão registrados em um caderno de campo pelas extensionistas, haverá reuniões de supervisão entre as extensionistas e as docentes responsáveis pelo projeto. Além disso, haverá estudos referentes à adoção, infância e ludicidade, que, associados às atividades desenvolvidas irão subsidiar a produção de artigos e textos científicos gerados a partir da experiência vivenciada.
Palavras-chave
   Infância, ludicidade, relações sociais, relações afetivas, adoção
Público-Alvo
  Crianças e adolescentes cujos pais e/ou responsáveis participarão do Curso Preparatório para a Adoção para o qual são convocados a participar pela Vara da Infância e Juventude de Uberaba.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação das atividades do projeto será feita por meio de contato telefônico com os pretendentes à adoção pela equipe técnica da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Uberaba, não cabendo à equipe executora o contato com tais famílias.
«« Voltar