«« Voltar
Formação docente para uso de tecnologia em sala de aula
Protocolo do SIGProj:   251515.1295.201117.31102016
De:02/03/2017  à  10/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Luciene Cavalcanti Rodrigues
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  VTP - Votuporanga
Resumo da Ação de Extensão
  A tecnologia na sala de aula não deve ser pensada como a escolha de um aplicativo ou um conjunto de objetos de aprendizagem e como eles devem ser inseridos no conteúdo programático de uma disciplina. A reflexão que deve ser feita é: como a tecnologia pode auxiliar na solução de problemas do dia-a-dia dos professores, visando sempre o aprendizado efetivo dos alunos? Os professores devem desenvolver projetos interdisciplinares, que possuam objetivos claros e proponham a integração do currículo escolar e que tenham como foco a construção coletiva do conhecimento. É neste sentido que o projeto ora proposto visa trabalhar, com a criação e aplicação de uma proposta formativa de modelo colaborativo e orientado ao projeto de trabalho do professor em sua disciplina, no qual ocorrerá o acompanhamento anual do docente, de forma que a “pesquisa-ação” contará com discussões entre o grupo de professores participantes. A cada aula será solicitado ao professor participante o planejamento de uma atividade a ser realizada em sua disciplina, na aula seguinte será realizada a discussão e correção da mesma, levando-se assim ao desenvolvimento integral da atividade durante algumas semanas para posterior aplicação em sala de aula e então será possível realizar discussões sobre os resultados, tudo isso contando com o apoio do professor do curso e discussões colaborativas entre o grupo ao longo do ano.
Palavras-chave
   Computação, Jogos, Tecnologia da Informação, Formação docente
Público-Alvo
  Professores do ensino fundamental I e II da rede municipal, estadual, federal e particular de ensino.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar