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Desenho IV: Experimentações, Invenções e Estilos
Protocolo do SIGProj:   251455.1295.269285.31102016
De:01/08/2018  à  12/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Maristela Sanches Rodrigues
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  JCI - Jacareí
Resumo da Ação de Extensão
  Este curso propõe-se a trabalhar com o ensino/aprendizagem do Desenho Artístico, entendido como linguagem e como expressão. Visa instrumentalizar os sujeitos por meio dos códigos específicos do desenho para que possam desenvolver estilos pessoais e autonomia de expressão. Objetiva estimular, desafiar e desenvolver a percepção, a sensibilidade, a imaginação, a criatividade e a técnica, construindo um olhar aguçado para as múltiplas possibilidades de representação gráfica do mundo natural, cultural e imaginário. O curso integral é constituído por 4 módulos, cada qual com duração de 60 horas por semestre, com 18 semanas de aulas e cada aula com duração de 3 horas e vinte minutos. Pode-se iniciar o curso por qualquer um de seus módulos, desde que se leve em conta que apenas o primeiro módulo não requer conhecimentos prévios, já os demais, necessitam dos conhecimentos dos módulos anteriores. O limite de integrantes por turma é de 15 pessoas e o público-alvo é toda pessoa com idade igual ou superior a 12 anos que queira aprender ou aprimorar conhecimentos em desenho artístico. Neste quarto módulo - Desenho IV: Experimentações, Invenções e Estilos - serão trabalhadas experimentações que possibilitem invenções de novas formas de desenhar antigos temas, bem como, temas abstratos, imaginários e aqueles que ainda não foram abordados nos módulos anteriores.
Palavras-chave
   Desenho, Arte, Experimentação, Invenção, Estilo.
Público-Alvo
  O público-alvo deste curso é toda pessoa com idade superior a 12 anos que queira aprender a desenhar ou que queira aprimorar seus conhecimentos em desenho artístico. A idade mínima aqui proposta tem por intuito viabilizar o trabalho com sujeitos cujo nível de pensamento já esteja se aproximando do estágio operatório formal, segundo a epistemologia genética de Jean Piaget, no qual o pensamento abstrato e propositor se fazem presentes. O trabalho com sujeitos de menor idade requer uma adequação na abordagem conceitual e metodológica para que não se corra o risco de interromper o fluxo de espontaneidade no desenho infantil, envolvendo-as demasiadamente em técnicas. Cabe acrescentar que não há impedimentos para a aprendizagem de técnicas por crianças, mas como requer cuidados específicos, não é intuito deste curso.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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