«« Voltar
Solfejo maquínico instrumental: a composição musical a partir da gestualidade físico-corporal
Protocolo do SIGProj:   251118.1297.270751.20122016
De:01/11/2016  à  30/10/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Gustavo Rodrigues Penha
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  GAB/CCHS - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto tem por objetivo desenvolver o que denominamos aqui por solfejo maquínico instrumental. A proposta se dá como continuidade das pesquisas realizadas em nosso doutorado (Penha, 2016) junto ao Grupo de Pesquisa em Criação Musical (UNICAMP-CNPq). Entendemos por solfejo maquínico instrumental aquele que, incorporando conceitos do solfejo tradicional e do solfejo de objetos (Schaeffer, 1966 e1967), opera como lógica composicional atenta à gestualidade físico-corporal implicada em uma prática instrumental. O projeto, por ora a ser desenvolvido junto ao Grupo de Estudos em Significação Musical da UFMS e ao Grupo de Pesquisa Escritas e Invenções Musicais (USP-CNPq), deverá apoiar-se em estudos práticos, teóricos e conceituais, se desdobrando na prática composicional e no trabalho com conceitos tais como: objeto sonoro (Schaeffer, Chion), escuta (Schaeffer, Caesar, Szendy) e solfejo propriamente dito. Também deverá trabalhar conceitos transversais oriundos da filosofia contemporânea, sobretudo a de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Gilbert Simondon. É neste sentido que será explorado o conceito chave de máquina, que não mais é tido exclusivamente como máquina tecnológica, mas compreendido mais amplamente enquanto conexão de elementos e sistemas heterogêneos. A máquina, nessa concepção, é aberta ao exterior e estabelece variados modos de relação com componentes sociais e subjetividades individuais. A especificidade do solfejo que propomos diz respeito à escrita instrumental, sobretudo aquela que faz uso de técnicas estendidas, desenvolvida por compositores como Brian Ferneyhough e Helmut Lachenmann, dentre outros. Também terá por objeto de estudo proposições de outros compositores como Salvatore Sciarrino, György Ligeti e Silvio Ferraz.
Palavras-chave
   solfejo, técnica estendida, música instrumental, composição musical, escrita musical
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar