«« Voltar
Atenção à Saúde dos Portadores de Distúrbios Gastrintestinais na Cidade Universitária do Bacanga – NIBA/UFMA.
Protocolo do SIGProj:   251001.1312.238075.24102016
De:17/11/2016  à  17/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Valéria Maria Sousa Leitão
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  DEMEDI - Departamento de Medicina I
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta deste projeto de extensão visa abordar as desordens gastrintestinais e funcionais que configuram como importante problema de saúde pública, tendo como principais manifestações dor abdominal, dispepsia, diarréia ou constipação. As helmitoses, a gastrite induzida pelo Helicobacter pylori e as doenças diarréicas, são as principais responsáveis por altos índices de morbimortalidades na população em geral com ampla distribuição geográfica, com alta incidência e prevalência na população adjacentes ao Complexo Universitário. O maior objetivo deste projeto é estabelecer uma ligação com a comunidade na intenção de oferecer tratamento,indetificar e informar os pacientes atendidos sobre as principais afecções do trato gastrintestinais. A abordagem se dará através de: atendimento ambulatorial primário na Cidade Universitária, esclarecimento das principais dúvidas através de palestras ministrada sobre os principais tema no local do atendimentos enquanto os clientes aguardam consultas, distribuição de folders e panfletos para maior fixação da temática, aplicação de questionário aos pacientes que tem ou tiveram algum distúrbio do trato gastintestinal. Com esta ação, esperamos prevenir, tratar e informar a comunidade sobre as principais doenças do sistema gastrintestinas diminuindo assim os índices de mortalidade que as afetam, beneficiando toda uma população que reside ao redor da Cidade Universitária Dom Delgado.
Palavras-chave
   Afecções gastintestinais, Comunidade, Prevalência e Incidência
Público-Alvo
  Comunidades da Área Itaqui-Bacanga: Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Vila Ariri, Vila Embratel, Vila Bacanga,Vila Jambeiro, além de outras adjacentes ao Campus Universitário do Bacanga- UFMA atendidas no NIBA(Nucleo de Imunologia Básica e Aplicada)/ PROPIS(Programas de Práticas em Integralidade em Saúde).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Dra Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento Núcleo de Imunologia Básica e Aplicada – NIBA da UFMA Av. dos Portugueses s/n Bloco 3 sala 3-A, NIBA / UFMA Campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão - UFMA (98) 2109 8535 (98) 9124 0627 cnsd-ma@uol.com.br
«« Voltar