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Introdução ao uso do ábaco 'soroban'
Protocolo do SIGProj:   250924.1295.222659.24102016
De:06/02/2017  à  01/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Lin Chau Jen
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  SLT - Salto
Resumo da Ação de Extensão
  O ábaco conhecido mundialmente pelo seu nome japonês, soroban, é um instrumento para cálculos matemáticos que ainda é utilizado hoje, especialmente, para finalidades pedagógicas/educacionais de crianças e adolescentes. O soroban é estruturado em base decimal, a mesma base da notação numérica de uso mundial, e, portanto, é muito simples conhecer os fundamentos de sua operação, isto é, o sistema numérico decimal pode ser demonstrado visualmente. Entretanto, a operação propriamente dita, exige cuidado e algumas habilidades devem ser desenvolvidas pela estudante para que seus cálculos sejam precisos e rápidos. Essas habilidades são: a concentração, a atenção, o raciocínio lógico, a memorização, o cálculo mental e a coordenação motora. Na área matemática, o soroban é um instrumento útil para que os alunos consolidem o conhecimento do sistema decimal. Não faltam exemplos dessa utilização, especialmente no Japão, em que as crianças a partir dos 8 anos de idade têm contato com o soroban em suas escolas. Um exemplo brasileiro é do ensino público do estado de São Paulo, em que nos atuais cadernos de matemática da 5a. série/6o. ano, apresentam o soroban para aprofundar o conhecimento dos números decimais (1). Este curso será apresentado em conjunto com a professora Bruna Lammoglia.
Palavras-chave
   ensino-aprendizagem, capacidade intelectual, raciocínio lógico, raciocínio matemático, soroban
Público-Alvo
  O público-alvo principal é o externo, composto por interessados na técnica do soroban para uso próprio ou, especialmente, no aproveitamento do instrumento para os benefícios advindos de sua prática (concentração, atenção, raciocínio, etc…). E mais, foi identificada uma situação que eventualmente está presente em várias escolas públicas. Elas possuem sorobans em seus almoxarifados; entretanto, seus professores de matemática não receberam treinamento para poder usá-los em suas aulas. É potencialmente uma fonte de alunos. O curso também é aberto à comunidade interna do Instituto. Idade mínima: 15 anos completos até o início das aulas Nível escolar mínimo: ensino fundamental
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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