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Inglês à mão: curso para surdos
Protocolo do SIGProj:   250875.1295.217552.23102016
De:03/07/2017  à  28/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Elaine Sant Ana Carneiro
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  PEP - Presidente Epitácio
Resumo da Ação de Extensão
  A exclusão do surdo brasileiro, de caráter perverso e persistente, pode ser observada, também, como um fato histórico já que, 'durante os diversos períodos da história foram colocados à margem do mundo econômico, social, cultural, educacional e político, sendo considerados como deficientes, incapazes e desapropriados de seus direitos e da possibilidade de escolhas', segundo MERSALIAN e VITALINO (2009). Até hoje, em nossa sociedade, os surdos sofrem as consequências do crime de privação linguística e do estigma psicológico. (STRODEL, 2009). Embora o documento 'A Consolidação da inclusão escolar no Brasil de 2003 a 2016 indique mudanças positivas nesse cenário, ao estreitar a observação e a pesquisa para uma área mais específica, do ensino e aprendizagem de inglês para surdos, algumas dúvidas se levantam, concernentes à situação do aluno surdo e ao seu aprendizado dessa língua, à capacitação para vestibulares/ENEM, bem como para sua socialização com jovens de outros países. Assim, este curso pretende oportunizar ao aluno/cidadão epitaciano, com deficiência auditiva, um curso para iniciantes que considere as diferenças linguísticas e busque estratégias para que seu público seja introduzido ao inglês e motive-se para aprender. Para isso, além de material impresso, utilizará TIC, em especial, o computador e a internet para vocabulário e aspectos linguísticos e, ainda, estruturas básicas que possibilitem o início de uma comunicação com falantes de outras línguas que dominem o inglês. O curso se fundamentará no trabalho de CARVALHO (2012) e TAVARES e OLIVEIRA (2014), pesquisadoras e professoras que trabalham com inglês para surdos e com TIC.
Palavras-chave
   inglês, surdo, inclusão, TIC
Público-Alvo
  Cidadãos do município que dominem a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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