«« Voltar
Ler, pensar e agir: método para leitura de textos teóricos
Protocolo do SIGProj:   250861.1295.211079.24102016
De:06/02/2017  à  21/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Vânia Gomes
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  SLT - Salto
Resumo da Ação de Extensão
  A leitura de textos teóricos em ciências humanas e filosofia é um desafio para muitos estudantes e interessados nessas áreas de conhecimento. Nesse curso, realizamos uma trajetória que se inicia pela análise textual - em que a pessoa reconhece o código do texto e sua estrutura - passamos a uma análise temática - em que o leitor busca aproximar-se do texto libertando-se da estrutura discursiva criada pelo autor - para chegar a uma análise crítica - investigando a validade dos argumentos, os pressupostos e as alternativas tomadas e as não consideradas pelo autor. Adicionalmente, a partir dessas análises, desenvolveremos formas de registro de leitura, por meio de resumo indicativo, resumo informativo e resumo crítico ou resenha, para que o participante possa ter a experiência de produzir textualmente a reflexão feita a partir de sua leitura.
Palavras-chave
   leitura, escrita, educação
Público-Alvo
  Pessoas da comunidade em geral, com ensino fundamental completo, que já saibam ler, alunos de ensino médio e superior que desejam ler textos teóricos de ciências humanas ou filosofia e precisam de metodologia para superar a dificuldade de compreensão e interpretação de textos.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar