«« Voltar
Laserterapia em Odontologia (Cópia) 21-10-2016
Protocolo do SIGProj:   250753.1312.201785.22102016
De:17/11/2016  à  17/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Andréa Dias Neves Lago
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  DOI - Departamento de Odontologia I
Resumo da Ação de Extensão
  A utilização de lasers de baixa potência e dos LEDs (diodos emissores de luz) na fotobiomodulação celular e suas aplicações na Odontologia têm aumentado consideravelmente e podem ser utilizados isoladamente ou como coadjuvantes em tratamentos convencionais nas mais diversas especialidades. O laser é uma fonte de luz com diferentes comprimentos de onda o que lhe confere propriedades terapêuticas excelentes, porém é importante conhecer bem os seus princípios básicos para que se possa utilizá-lo adequadamente. Assim, este projeto tem como objetivos utilizar a laserterapia como coadjuvante nos tratamentos convencionais àqueles pacientes encaminhados ao Curso de Odontologia da UFMA, favorecendo o alívio de dores, a aceleração da cicatrização tecidual, a redução de edemas, tratamento de aftas, herpes, dentre outras indicações baseadas na literatura atual; elaborar e conduzir um planejamento de aplicação do laser de acordo com as necessidades de cada paciente; capacitar os alunos da área odontológica no cuidado com os pacientes e no conhecimento da tecnologia laser para que possa proporcionar conforto e qualidade de vida à população. Os atendimentos acontecerão semanalmente às quartas-feiras pela manhã na Clínica de Odontologia da UFMA e os pacientes que apresentarem indicações para este tipo de tratamento serão submetidos às aplicações de laser de acordo com as indicações da laserterapia. Antes das aplicações, os pacientes serão informados através de palestras e orientações educativas quanto a importância do tratamento e os benefícios que eles terão.
Palavras-chave
   Lasers, Fototerapia, Cicatrização, Terapia a base de laser de baixa intensidade
Público-Alvo
  Participarão 02 alunos bolsistas de graduação, 05 alunos voluntários de graduação e 2 voluntário do programa de pós graduação, 1 técnico de laboratório e pretende-se atender 600 pacientes que buscam atendimento nas clínicas do curso de Odontologia da UFMA.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Coordenadora, Profa. Dra. Andréa Dias Neves Lago, Departamento de Odontologia I da UFMA, email andrea.lago@ufma.br, Telefone (98)3272-8570.
«« Voltar