«« Voltar
Atenção à saúde da criança: promovendo saúde para creches saudáveis. (Cópia) 18-10-2016
Protocolo do SIGProj:   250457.1312.84041.18102016
De:11/11/2016  à  11/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Cristina Pereira de Jesus Costa
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCSST - Centro de Ciências Sociais, da Saúde e Tecnologia
Unidade de Origem
  Enfermagem - Coordenação de Enfermagem
Resumo da Ação de Extensão
   As creches tornaram-se ambientes criados para oferecer ótimas condições para um desenvolvimento integral e harmonioso da criança, estimulando-a nas esferas biológica, psicossocial, cognitiva e espiritual, com profissionais que promovam cuidados integrais à criança durante a ausência da família. Dessa maneira todos os envolvidos na creche devem buscar meios para estimular a educação para a saúde dessas crianças. A partir de vivências adquiridas durante as aulas práticas da disciplina Saúde da Criança surgiu a necessidade de cuidados continuados à criança de forma a estabelecer a troca de saberes acadêmico e popular, a fim de ter como resultado a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade em que vivem contribuindo à qualidade de vida. Assim, trata-se de um projeto de extensão de acadêmicos de enfermagem em uma creche, tendo como objetivo desenvolver ações educativas em saúde com crianças, familiares e funcionários, realizar o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças na Creche Centro de Educação Infantil Jardim Canossa. As atividades educativas nas creches serão executadas no período de novembro/2016 a novembro/2017 e realizadas pelos acadêmicos, que abordarão temas relevantes para o cuidado efetivo da criança, conforme as necessidades e realidades locais.
Palavras-chave
   Promoção da Saúde, Creche Saudável, Crianças
Público-Alvo
  A clientela atendida neste projeto é formada por 160 crianças, assistidas pela Instituição Social Creche Centro de Educação Infantil Jardim Canossa, localizada no município de Imperatriz – MA. Além disso, em torno de 200 familiares destas crianças, e aproximadamente 30 funcionários e 10 voluntários que atuam nessa creche também serão orientados neste projeto sobre a importância de ações educativas em saúde na creche para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, para a prevenção de doenças e promoção da saúde infantil. Estarão ainda envolvidos no projeto duas docentes e duas discentes, todas oriundas da Universidade Federal do Maranhão que estarão envolvidas em ações de coordenação, colaboração e como bolsistas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação do presente projeto será feita através da Assessoria de Comunicação da UFMA - Campus CCSST por intermédio do Curso de Comunicação do referido Campus que se propõe a divulgar os efentos e projetos realizados pelos Cursos de Graduação do CCSST e através dos meios de comunicação (rádio e TV) da região.
«« Voltar