«« Voltar
Laboratório de Micologia do DEPAT/UFMA: Saberes, Práticas e Aplicações na área de Saúde e Biotecnologia
Protocolo do SIGProj:   250381.1312.67460.18102016
De:11/11/2016  à  11/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Geusa Felipa de Barros Bezerra
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  DEPAT - Departamento de Patologia
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto LABORATÓRIO DE MICOLOGIA DO DEPAT/UFMA:Saberes e Práticas e Aplicações na área de Saúde e Biotecnologia tem como proposta: promover práticas que possibilitem a contribuição para o estabelecimento de novos paradigmas, centrados nos conceitos de promoção da saúde, articulação de ações nas áreas temáticas de ensino, pesquisa e extensão, humanização com foco em Micologia, Biotecnologia e Educação Ambiental; Favorecer a participação do alunado em ações extensionistas, ensino e pesquisa fortalecendo o ensino aprendizagem, por meio do envolvimento de professor e aluno comunidade no processo de construção do conhecimento, partindo da realidade concreta; dando direcionalidade e orientação na construção do conhecimento. Pretendemos atingir um público alvo de cerca de 540 pessoas, entre discentes, docentes e grupos comunitários. As ações do aulas e cursos para acadêmicos e profissionais da área da saúde; Assistência à saúde das comunidades envolvidas; Diagnostico Micológico e Biotecnológico. A metodologia a ser empregada será técnicas micológicas padronizadas para o isolamento e a identificação de fungos do ar e também os relacionados às principais micoses regionais, bem como os produtos extraídos dos fungos isolados com interesses biotecnológicos. Este projeto por ter caráter de Extensão é orientado pelo princípio constitucional da indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa.
Palavras-chave
   Micologia, Biotecnologia, Educação ambiental, Saúde
Público-Alvo
  Acadêmicos de diversas áreas e cursos: Farmácia, Biologia, Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, profissionais da saúde e população da área Itaqui Bacanga.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Profa. Dra. Geusa Felipa de Barros Bezerra e a Profa. Dra Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento do DEPAT/UFMA Av. dos Portugueses s/n Bloco 3 sala 3A, NIBA / UFMA Campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão UFMA (98) 2109 8535 geusafelipa@yahoo.com.br; cnsd.ma@gamil.com;
«« Voltar