«« Voltar
Saúde Ocupacional dos trabalhadores da UFMA-CCSST: Uma nova Perspectiva.
Protocolo do SIGProj:   250175.1312.88518.18102016
De:11/11/2016  à  11/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Cecilma Miranda de Sousa Teixeira
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCSST - Centro de Ciências Sociais, da Saúde e Tecnologia
Unidade de Origem
  CCME - Coordenação do Curso de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta, tem seu alvo desenvolver atividades com todos os trabalhadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) do Centro de Ciências Sociais Saúde e Tecnologia (CCSST) com vistas à promoção de saúde preventiva das doenças ocupacionais, incluindo levantamento de informações gerais sobre a saúde, qualidade de vida e satisfação no trabalho, para direcionar atividades de interesse dos envolvidos. Dentre as ações propostas, destacam-se reuniões com trabalhadores pra palestra educativas sobre ergonomia, doenças ocupacionais, aferição da PA, teste de glicemia, ginástica laboral, dança, caminhada, alongamentos e integração do grupo com aulas de aeróbica. A periodicidade prevista será semanal para os 2 Campi do CCSST. Além disso integrar os trabalhadores na organização dos eventos, indicando palestrantes quando necessário, suas necessidades e relatos da apreciação do estado da arte, ou seja: do seu grau de satisfação para nortear adequações no decorrer do projeto, desde que não altere a sua essência. O interesse pela abordagem com a saúde ocupacional, partiu com a disciplina Saúde do trabalhador e devido a identificação da necessidade de maior interação entre os trabalhadores. Pois, embora exista na Pró-Reitoria de Recursos Humanos-PRH um setor destinado para tratar da saúde dos trabalhadores, as ações realizadas se limitam à capital (São Luís), ficando o continente privado do benefício que estas ações promovem. Apesar de estender a participação nestas ações a todos os profissionais da UFMA, para sua inclusão a necessidade de deslocamento o que implica em ônus para os trabalhadores.
Palavras-chave
   Trabalhadores, Universidade, Saúde Ocupacional
Público-Alvo
  O público alvo será constituído por docentes da Universidade Federal do Maranhão do Centro de Ciências Sociais Saúde e Tecnologia, além dos servidores da administração e os terceirizados, por entender que o funcionamento de qualquer instituição de faz por todos e o processo de adoecimento ocorre indistintamente de categoria profissional.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Será criado um Facebook do grupo, contudo, inicialmente os contatos se restringem ao email da coordenadora desta proposta seja: cecilma.teixeira@ufma.br e fisicamente no interior dos campi do CCSST.
«« Voltar