«« Voltar
PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL ÀS GESTANTES DA MATERNIDADE
Protocolo do SIGProj:   250053.1312.59336.18102016
De:11/11/2016  à  11/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Elizabeth Lima Costa
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  DOII - Departamento de Odontologia II
Resumo da Ação de Extensão
  Introdução: A maternidade representa um momento único no ciclo vital feminino, no qual a mulher apresenta-se mais propensa e receptiva a novos conhecimentos o que a torna uma formadora de opiniões e determina o seu papel preponderante no núcleo familiar em relação à saúde. Pouca ênfase tem sido dada à prevenção precoce, destinada a orientação sobre a higienização da cavidade bucal de bebês, ou mesmo à saúde bucal das gestantes. Partindo do exposto, este estudo se propõe dar continuidade sobre saúde bucal das gestantes e dos bebês por se enquadrarem na classificação de pacientes especiais. Metodologia: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMA sob n° 23115-004907/2011-09. Serão selecionadas 150 gestantes na faixa etária de 14 a 40 anos frequentadoras do programa pré-natal da Maternidade. Elas responderão a um questionário sobre saúde bucal no período gestacional e sobre saúde bucal do bebê. As atividades constarão de: Levantamento dos prontuário; Aplicação dos métodos educativos e preventivos através da motivação e conscientização das gestantes onde serão realizados encontros com os médicos, atendentes e gestantes. As palestras serão realizadas no auditório da maternidade, através de projeção de slides, apresentação de vídeos, cartazes, panfletos educativos. Realização de exame clinico inicial com objetivo de verificar o padrão de higiene bucal e a condição saúde/doença, através do índice CPOD, sangramento gengival (ISG) e índice de placa visível (IPV); Aplicações tópicas de flúor. As gestantes que necessitarem de tratamento curativo serão encaminhadas ao serviço ambulatório da Faculdade de Odontologia da UFMA.
Palavras-chave
   Saúde do adolescente, Gestantes, Saúde bucal.
Público-Alvo
  Serão selecionadas 150 gestantes na faixa etária de 14 a 40 anos de idade cadastradas no serviço de pré-natal da Maternidade Marly Sarney. Participaram ainda diretamente 1 enfermeira e 1 assistente social do serviço de triagem e do banco de leite.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Curso de Odontologia Departamento de Odontologia II Telefone: 3272 8575 Professora Elizabeth Lima Costa Email: bet.lima@terra.com.br Telefone: 9962 4314
«« Voltar