«« Voltar
Adolescência: sua natureza e seus conflitos (Cópia) 11-10-2016
Protocolo do SIGProj:   249911.1312.84041.18102016
De:11/11/2016  à  11/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Cristina Pereira de Jesus Costa
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCSST - Centro de Ciências Sociais, da Saúde e Tecnologia
Unidade de Origem
  Enfermagem - Coordenação de Enfermagem
Resumo da Ação de Extensão
  A adolescência é um período onde ocorrem transformações de ordem emocional que são de extrema importância para o indivíduo, tais como o desenvolvimento da auto-estima e da autocrítica; questionamento dos valores dos pais e dos adultos em geral. A concepção de adolescência no interior das práticas de saúde confere a esta uma natureza situada como conjunto de fenômenos biológicos e universais do processo de crescimento e desenvolvimento denunciando a adolescência como categoria instrumental para a apreensão e transformação das condições de saúde. Assim, trata-se de um projeto de extensão que tem como público alvo os escolares adolescentes oriundos de Escola Pública Estadual do Município de Imperatriz/MA, terá início previsto para novembro de 2016 e término em novembro de 2017. Apresenta como proposta elaborar e implantar planos de ensino em saúde abrangendo propagação de informações sobre a adolescência e suas peculiaridades, utilizando estratégias como discussões, oficinas de grupos, rodas de conversa, jogos educativos e distribuição de folders com informações sobre puberdade e nutrição; saúde, sexualidade e reprodução; violência física e sexual; bullying, consumo de substâncias psicoativas; depressão e suicídio; doenças sexualmente transmissíveis/AIDS, entre outras informações, de maneira a sensibilizar e aproximar os adolescentes para o auto cuidado, proteção e empoderamento durante a execução do projeto.
Palavras-chave
   Adolescente, Educação em Saúde, Escola
Público-Alvo
  O público alvo a ser atendido neste projeto é formado pelos membros integrantes da equipe executora e pelos adolescentes participantes das ações propostas, sendo em torno de 450 escolares adolescentes oriundos de Escola Pública Estadual do Município de Imperatriz - MA, provenientes da Escola Estadual de Ensino Médio Graça Aranha, que serão orientados quanto às ações promotoras para a saúde dos adolescentes. A equipe executora deste projeto será composta, portanto, de duas docentes e 2 discentes, todas oriundas da Universidade Federal do Maranhão.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação do projeto de extensão será realizada através dos meios de comunicação locais (TV, rádio) e por meio da Assessoria de Comunicação da UFMA - Campus CCSST por intermédio do Curso de Comunicação Social.
«« Voltar