«« Voltar
PROJETO ÁGUA É VIDA: Promovendo Educação Ambiental Através da Avaliação da Qualidade da Água Consumida no Espaço Escolar
Protocolo do SIGProj:   249735.1312.28612.11102016
De:11/11/2016  à  11/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Paulo Roberto da Silva Ribeiro
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCSST - Centro de Ciências Sociais, da Saúde e Tecnologia
Unidade de Origem
  Engenharia de Alimentos - Coordenação de Engenharia de Alimentos
Resumo da Ação de Extensão
   Nas últimas décadas, observa-se uma preocupação mundial com a disponibilidade e qualidade da água. A exploração inadequada das fontes hídricas conduz à contaminação das águas superficiais e subterrâneas que se tornam, assim, um risco permanente para a saúde pública. Garantir fontes de água de boa qualidade é uma tarefa difícil, porém, necessária uma vez que está diretamente ligada à saúde humana. Assim, esta proposta, a ser desenvolvida como atividade curricular na comunidade, objetiva a promoção da educação ambiental através da avaliação da qualidade da água consumida em três escolas, situadas nas proximidades do Campus da UFMA – Imperatriz, bem como a integração dos alunos da graduação com os problemas da comunidade, quanto ao consumo de água potável. Para tanto, serão coletadas e analisadas (parâmetros físico-químicos e microbiológicos) amostras de água consumidas nestas escolas. As análises “in loco” serão acompanhadas pela comunidade (alunos e professores), visando despertar maior interesse e aprendizado quanto às análises de água. Ao final, serão encaminhados às instituições de ensino, laudos técnicos acompanhados de palestras explicativas sobre o significado de cada parâmetro analisado, a importância da qualidade da água para a saúde e a adoção de medidas preventivas visando a minimização da contaminação, bem como a manutenção adequada da qualidade da água para o consumo humano e o uso e reuso racional da mesma. Assim, espera-se contribuir para avaliar se a água está própria para o consumo humano e a conscientização do usuário sobre a importância da armazenagem e utilização responsáveis da mesma, visando a sua potabilidade.
Palavras-chave
   Educação Ambiental, Qualidade da Água, Análise Físico-química e Microbiológica
Público-Alvo
   O projeto visa duas formas de atuação e atinge o seguinte público-alvo: 1. Voltado para a comunidade (alunos e professores dos ensinos fundamental e médio de três escolas próximas ao Campus da UFMA no Município de Imperatriz – MA): visa promover educação ambiental através de palestras sobre a qualidade da água, com ênfase nos parâmetros de potabilidade da mesma, bem como a avaliação da qualidade da água consumida nestas escolas. 2. Voltado para os acadêmicos e docentes do curso de Engenharia de Alimentos e de Enfermagem do CCSST-UFMA: visa agregar conhecimentos teórico-práticos quanto aos parâmetros de potabilidade da água, com ênfase na promoção do uso racional dos recursos hídricos e da saúde pública. A presente proposta é de natureza curricular e, além disso, fornecerá subsídios para as disciplinas “Tratamento de Águas Residuárias” e “Ecologia e Meio Ambiente”, Estas disciplinas são oferecidas para os alunos do Curso de Engenharia de Alimentos e para os alunos do Curso de Enfermagem, respectivamente, ambos do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da UFMA – Campus de Imperatriz. Dessa forma, por meio deste projeto, os professores destas disciplinas têm obtido e continuarão tendo apoio para subsidiar a realização de parte da carga horária prática das mesmas, confirmando o envolvimento deste projeto com o ensino, pesquisa e extensão universitários. Ressalta-se que, além dos discentes voluntários e bolsistas desta proposta, todos os alunos que estarão cursando estas disciplinas também participarão das atividades desenvolvidas neste projeto, como forma de associação dos conhecimentos teóricos aos práticos para a obtenção de maior aprendizado e maior rendimento acadêmico.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   1. Emissora de rádio e TV; 2. Site da UFMA
«« Voltar