«« Voltar
“Ajudar tá no Sangue”: Um coração bom faz o sangue circular pelo seu corpo. Um bom coração, por outros corpos.
Protocolo do SIGProj:   249713.1312.85724.09102016
De:11/11/2016  à  11/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Dario Itapary Nicolau
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  DCF - Departamento de Ciências Fisiológicas
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto “Ajudar tá no Sangue”: Um coração bom faz o sangue circular pelo seu corpo. Um bom coração, por outros corpos, possui como proposta atuar na conscientização da sociedade quanto a importância da doação de sangue e do cadastro nos bancos de medula óssea. Uma das ações do projeto refere-se a formação de doadores do futuro, através de palestras em escolas do ensino primário ao médio, visto que nessa fase da vida, os jovens descobrem novos comportamentos, novas idéias, surgindo grandes questionamentos. O Projeto visa também aumentar a qualidade do sangue doado, através da orientação dos doadores sobre DST's, ajudando assim a connscietizá-los no sentido de auto-avaliarem os riscos de infecção pelo HIV e outras DST's a que possam ter sido submetidos, evitando doarem sangue se houver suspeita. Dessa forma, o projeto poderá contribuir para a formação de adultos comprometidos com o próximo, e mesmo antes de doarem, já serão multiplicadores de opinião. A comunidade universitária com seu importante poder de romper com antigos padrões e de criar novos hábitos de vida também será envolvida, através de mutirões e campanhas, sendo que os calouros serão recepcionados pela campanha ´´ Calouro Sangue Bom ´´. Nas datas comemorativas para doação de Sangue e de Medula Óssea serão organizadas na comunidade panfletagens sobre a importância e os requisitos básicos para a doação visando a captar e fidelizar mais doadores. Também serão desenvolvidas pesquisas a partir da análise dos dados colhidos durante as ações do projeto.
Palavras-chave
   doação, sangue, medula óssea, conscientização
Público-Alvo
  O projeto “Ajudar tá no Sangue”: Um coração bom faz o sangue circular pelo seu corpo. Um bom coração, por outros corpos. Tem como meta, atingir vários tipos de públicos. Objetivamos atender a comunidade em geral, fidelizando e mantendo os doadores antigos e formando novos doares; Atender as crianças e jovens nas escolas, pois sabemos que a coragem de romper com antigos padrões de comportamento e criar novos hábitos de vida são mais fortes quando somos jovens; Conscientizar os universitários, considerando-os formadores de opinião da sociedade; Além de realizar cursos para discentes e docentes da área de saúde.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Dr. Dario Itapary Nicolau daroitaparynicolau@yahoo.com.br lahemaufma@googlegroups.com Tel: (98) 9112-6436 Ac. Matheus Veras Guterres Mendes Tel: (98) 98899-6962 matheus_guterres@hotmail.com
«« Voltar