«« Voltar
ACOMPANHAMENTO CLÍNICO LABORATORIAL DE PACIENTES DIABÉTICOS ATENDIDOS NO PROGRAMA Hiperdia-eSUS DA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA
Protocolo do SIGProj:   249699.1312.212998.18102016
De:11/11/2016  à  11/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Luecya Alves de Carvalho Silva
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCSST - Centro de Ciências Sociais, da Saúde e Tecnologia
Unidade de Origem
  CCME - Coordenação do Curso de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  O diabetes é uma doença metabólica de etiologia multifatorial caracterizada por hiperglicemia e associada a várias complicações clínicas. O tratamento adequado da doença inclui farmacoterapia, hábitos alimentares saudáveis e alterações no estilo de vida. O objetivo central do projeto consiste em acompanhar, orientar e monitorar os pacientes diabéticos cadastrados no programa Hiperdia-eSUS atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Milton Lopes, Santa Rita e Cafeteira em Imperatriz – MA; bem como promover ações educativas em saúde, contribuindo para uma efetiva evolução clínica dos pacientes. Como metodologias adotadas, serão realizadas palestras, rodas de conversa, oficinas e dinâmicas acerca de temas relevantes aos pacientes diabéticos, como cuidados com os pés, importância dos exercícios físicos, adesão ao tratamento e alimentação balanceada. A coleta de dados clínicos/laboratoriais destes pacientes será efetuada para conhecimento do perfil da população ao início da ação e avaliação posterior da efetividade das atividades desenvolvidas, no que se refere ao autocuidado e melhora na qualidade de vida. Serão elaboradas cartilhas educativas e banners para orientação da população residente no bairro e usuária da unidade. Pretende-se estabelecer uma relação de diálogo com a comunidade através da conscientização acerca dos riscos à saúde associados ao diabetes, além de estimular a promoção à saúde, o autocuidado, o fortalecimento do vínculo entre o usuário e a atenção básica e a consolidação do papel da equipe multidisciplinar no tratamento da patologia. Espera-se ainda aumentar o índice de participação nas reuniões do programa Hiperdia-eSUS, com a inserção de atividades atrativas, dinâmicas e relevantes aos pacientes.
Palavras-chave
   Educação em Saúde, Diabetes, Acompanhamento de pacientes, Autocuidado
Público-Alvo
  Serão beneficiados com esta proposta pelo menos 300 Pacientes diabéticos cadastrados no Programa Hiperdia-eSUS das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Milton Lopes, Santa Rita e Cafeteira em Imperatriz – MA bem como seus familiares. Estas UBS's foram selecionadas para as ações de extensão por encontrarem-se em locais estratégicos da cidade de Imperatriz, em zonas afastadas da região central da cidade e com grande número de pacientes que possuem diabetes. Ademais serão favorecidos também, os agentes comunitários e profissionais da saúde da família da equipe multidisciplinar das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Milton Lopes, Santa Rita e Cafeteira que trabalham diretamente com pacientes atendidos pelo Programa Hiperdia-eSUS. Estes profissionais participarão das capacitações direcionadas aos cuidadores objetivando continuidade desta proposta ao término de vigência do projeto ou até sua renovação. Junto a isto serão aprimorados, sobremaneira, os conhecimentos de docentes e discentes do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Imperatriz - MA. Os docentes por terem a oportunidade de se atualizar quanto à atividades de educação em saúde e novos protocolos de cuidados à diferentes tipos de pacientes. Já os acadêmicos serão beneficiados por vivenciarem a realidade de acompanhamento dos pacientes diabéticos da cidade de Imperatriz, portadores de outras co-morbidades ou não, aliando assim ensino, pesquisa e extensão e consequentemente, fortalecendo seu processo de ensino aprendizagem.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar