«« Voltar
Sistemas de Ensino e Aprendizagem em Educação Escolar Indígena e Matemáticas
Protocolo do SIGProj:   248799.1138.45132.11122016
De:01/08/2016  à  30/10/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Elisângela Aparecida Pereira de Melo
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUA - Campus de Araguaína
Unidade de Origem
  MAT-Lic - CIÊNCIAS MATEMÁTICAS (Licenciatura)
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto resulta das experiências e reflexões formativas com estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática, com os estudantes petianos do PET/Conexões de Saberes Indígenas e com professores indígenas, no que tange ao ensino e a aprendizagem das matemáticas e da educação escolar indígena, no qual a questão de pesquisa consiste: Em que termos as práticas socioculturais indígenas e as acadêmicas repercutem ações mobilizadoras, na perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar nos processos de formação inicial e continuada com os futuros professores de Matemática, com os petianos e com os indígenas professores? Para tanto, objetivamos experienciar por meio de ciclos de palestras, oficinas e minicursos um debate propositivo, no sentido de propiciar novos olhares sobre a Educação Matemática e a Educação Escolar Indígena. Quanto aos resultados a serem alcançados, refletimos colaborativamente acerca de práticas de ensino e aprendizagem para os contextos educacionais como para a formação constitutiva envolvidos.
Palavras-chave
   Formação de estudantes e professores indígenas, Educação Matemática, Educação Escolar Indígena, Ciclo de Palestra.
Público-Alvo
  Comunidade acadêmica, indígenas e escolas públicas
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   elisangelamelo@uft.edu.br
«« Voltar