«« Voltar
Círculos de Leitura - IFSC na Comunidade
Protocolo do SIGProj:   248762.1308.194051.25092016
De:27/10/2016  à  27/10/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Rodrigo Domit
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CGW - Câmpus Geraldo Werninghaus
Unidade de Origem
  CERE - Coordenadoria de Extensão e Relações Externas
Resumo da Ação de Extensão
  Entre os meses de abril e agosto de 2016, durante a realização do Projeto de Extensão “Círculo de Leitura”, buscamos, em um primeiro momento, trazer a comunidade para dentro do IFSC. No entanto, ao notarmos as dificuldades deste deslocamento, optamos por organizar eventos externos e por realizar uma parceria com a EEB Julius Karsten, com o intuito de levar o IFSC à comunidade. Com este projeto, pretendemos priorizar a inserção do IFSC na Comunidade, dando continuidade à parceria com a EEB Julius Karsten e estabelecendo os laços de integração entre o IFSC, o CEU Mestre Manequinha e o Grupo GATS, que contam com espaços adequados para reuniões, encontros, apresentações de teatro, contações de histórias e cinema, realização de oficinas e workshops. Além de contarem com equipes de responsáveis com experiência na produção e gestão cultural. Estruturamos as atividades deste projeto por meio de um planejamento anual das ações culturais que o IFSC pretende realizar na comunidade. Antes deste projeto, várias pequenas ações eram feitas de forma independente, sendo elas: sarau cultural, cine-debates, varal literário, círculos de leitura semanais, exposição de fotocharges e aplicação de círculos de leitura na E.E.B. Julius Karsten, etc. Uma das inovações deste projeto é justamente reunir os servidores e alunos que já organizaram essas ações com demais interessados para a sistematização um cronograma, a partir do qual se possa fortalecer e gerar parcerias, atender um maior número de pessoas, evitar ações desarticuladas e criar uma rede de contatos e inovação social.
Palavras-chave
   formação de leitores, literatura brasileira, artes integradas
Público-Alvo
  - Comunidade residente na Vila Lenzi e adjacências do CEU Mestre Manequinha; - Estudantes do Ensino Médio da rede pública de Jaraguá do Sul e região; - Mulheres participantes do Clube de Mães de Jaraguá do Sul, instituição parceira do Curso FIC - Mulheres Sim ofertado pelo câmpus; - Estudantes e servidores do IFSC em Jaraguá do Sul; - Conselhos Comunitários da Vila Lenzi e adjacências do CEU Mestre Manequinha; - Euipe gestora do CEU Mestre Manequinha e do Ponto de Cultura Teatro Vivo, do Grupo GATS.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   - Jornais de circulação regional; - Radio Comunitária, na qual o IFSC conta com um programa semanal; - Redes Sociais e Whatsapp; - Site oficial do câmpus; - Murais e corredores. - CEU Mestre Manequinha - Teatro de Bolso GATS
«« Voltar