«« Voltar
Cineclube Ó Lhó Lhó
Protocolo do SIGProj:   248582.1308.191975.25092016
De:14/11/2016  à  17/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Gizely Cesconetto de Campos
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CFL - Campus Florianópolis
Unidade de Origem
  DIPEX - Departamento de Pesquisa e Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O Cineclube Ó Lhó Lhó é uma instituição cultural onde o público organizado estuda, critica, recupera e constrói uma concepção própria e nova do cinema. O público é entendido como todas as pessoas envolvidas no processo do cineclube, as que proporcionam e as que participam das exibições seguidas de debate. Um importante lugar de educação e formação cidadã quando trata de temas transversais às diversas áreas do conhecimento, como as ciências sociais, ambientais e exatas. Criado em setembro de 2014 no Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis. Idealizado coletivamente pela Prof. Gizely Cesconetto e integrantes do Grêmio Estudantil Livramento. Um lugar alternativo aos cinemas comerciais, onde as premissas são: posicionar-se criticamente sobre o padrão das superproduções estadunidenses, visualizar diferentes formas de cinema/audiovisual, debater e refletir sobre os diversos aspectos das obras apresentadas em cada sessão, como tema, linguagem, estética visando a transformação social. A seleção dos filmes se dá por meio de temas mensais, chamados de ciclo. Funcionam como um fio narrativo proporcionando ao público um recorte da amplitude destes temas, promovem debate e as premissas estabelecidas. O Ó Lhó Lhó já realizou mais de 93 sessões, trazendo público de mais aproximadamente 3.000 pessoas para o IFSC. Realizou até agora 22 ciclos, tratando de inclusão, empoderamento da mulher, diversidade sexual, sustentabilidade ambiental, direitos sociais, direito à vida, tecnologia, entre outros, todos tratados com gosto de pipoca e quero mais. As sessões acontecem sextas-feiras às 18 horas, no Laboratório de Artes Visuais. Exibição de filmes, pipoca gratuita e debate.
Palavras-chave
   Público, Cinema, Debate, Formação, Organização social
Público-Alvo
  Comunidade externa, estudantes e servidores do IFSC. Faixa etária de acordo com os ciclos e recomendações dos filmes a serem exibidos - foco em jovens e adultos.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Gizely Cesconetto de Campos Fone: (48) 9614-5657 gizely@ifsc.edu.br Laura Emerim Fone: (48) 96739630 l.emerim.s@gmail.com
«« Voltar