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As metodologias ativas de aprendizagem na formação de professores: o desenvolvimento de aulas de Química por meio da utilização de um conjunto didático experimental.
Protocolo do SIGProj:   248377.1308.244809.23092016
De:14/11/2016  à  17/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Naiane Machado Mariano
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CCR - Campus Criciúma
Unidade de Origem
  DEPE - Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto refere-se ao estudo de metodologias ativas do ensino de química e posterior elaboração de sequências didáticas que constituirão um conjunto didático experimental. Para a preparação do material serão consideradas as tendências no Ensino de Química e os documentos curriculares oficiais. A partir de experiências no convívio com alunos, puderam ser percebidas dificuldades em compreender conteúdos relacionados ao campo conceitual da Química. Buscando diminuir tais dificuldades, uma alternativa é a diversificação metodológica na abordagem desses conteúdos em sala de aula. Assim, inicialmente será realizado um levantamento dos conteúdos de química em documentos oficiais. Após esse levantamento, será realizado um estudo bibliográfico das metodologias experimentais em Ensino de Química. Ao se finalizar esse levantamento, serão realizadas visitas às escolas parceiras do projeto, com o objetivo de conhecer o ambiente e o material pedagógico utilizado pelos docentes. Em seguida, serão elaboradas as sequências didáticas experimentais a partir da formulação das problematizações que nortearão o desenvolvimento de cada metodologia, que constituirá o conjunto. Posteriormente, serão realizadas capacitações para os professores de Química que atuam nas escolas parceiras. Finalizada essa etapa, o conjunto didático experimental ficará disponível para consulta e utilização da comunidade acadêmica, bem como para a aplicação em oficinas, atividades de estágios supervisionados, cursos de aperfeiçoamento entre outros eventos que posteriormente serão oferecidos pelo IFSC - Câmpus Criciúma. Nesse contexto, o projeto apresenta-se como importante ferramenta para contribuir com a formação dos alunos do curso de Licenciatura em Química e na capacitação dos professores da região sul de Santa Catarina.
Palavras-chave
   conjunto didático, Ensino de Química
Público-Alvo
  Docentes e discentes da rede estadual de ensino da cidade de Criciúma.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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