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Oficinas de Integração: ensino, pesquisa e extensão no ensino médio integrado
Protocolo do SIGProj:   248029.1308.104620.22092016
De:14/11/2016  à  14/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Adriano Larentes da Silva
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CCH - Campus Chapecó
Unidade de Origem
  CERE - Coordenadoria de Extensão e Relações Externas
Resumo da Ação de Extensão
  Criados a partir da publicação do Decreto-Lei 5.154/2004, os cursos técnicos integrados atendem hoje a milhares de adolescentes e jovens em todo o Brasil. Para educadores e equipes técnicas que trabalham nesses cursos, umas tarefas principais é a criação de instrumentos metodológicos que facilitem o diálogo entre a formação básica e a formação técnica a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Dentre as ferramentas metodológicas que efetivam a integração curricular estão as Oficinas de Integração (OIs), que no contexto dos Institutos Federais têm sido desenvolvidas no Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Chapecó. O objetivo principal do presente projeto é socializar experiências de materialização do currículo integrado por meio da apresentação dos trabalhos desenvolvidos, nos semestres 2016.2 e 2017.1, nas oito Oficinas de Integração do Curso Técnico de Informática. Para atingir esse objetivo o projeto será desenvolvido em oito etapas, com dois momentos de apresentação em cada um dos semestres mencionados. Após cada um desses momentos haverá a avaliação e a sistematização do trabalho realizado. Ao final do projeto espera-se estreitar as relações entre o IFSC e as famílias dos estudantes do curso Técnico de Informática, ampliar o diálogo com trabalhadores da educação de outros Institutos Federais e de outros câmpus do IFSC e aproximar-se de estudantes e professores de outras redes de ensino do sul do Brasil e da comunidade em geral.
Palavras-chave
   Currículo Integrado, Oficinas de Integração, Interdisciplinaridade
Público-Alvo
  Estudantes e trabalhadores da educação do Oeste de Santa Catarina, Norte do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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