«« Voltar
Formação continuada de professores de Matemática para o uso do Geogebra no ensino e aprendizagem
Protocolo do SIGProj:   247953.1308.59925.25092016
De:27/10/2016  à  27/10/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Ailton Durigon
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CLA - Campus Lages
Unidade de Origem
  CERE - Coordenadoria de Extensão e Relações Externas
Resumo da Ação de Extensão
  O resultado do processo de ensino e aprendizagem de matemática apresentado pelos estudantes da Educação Básica em exames realizados pelo SAEB e PISA, bem como em concursos vestibulares demonstra a necessidade de ações que possam torná-los mais eficientes. A busca por metodologias e práticas pedagógicas que tornem o ensino mais atraente e com um aprendizado eficiente, pode melhorar este quadro. Neste contexto, o uso de tecnologias no fazer pedagógico é uma alternativa, pois permite uma apresentação dos conteúdos de forma dinâmica, explorando novas possibilidades na construção e interiorização de conceitos e conjecturas matemáticas pelos estudantes. Dentre os inúmeros softwares matemáticos já vivenciados em projeto executado em 2016, e atendendo a sugestão dos docentes de matemática da região, escolhemos o geogebra para um trabalho mais aprofundado e completo, por ser um software livre e que reúne em um mesmo aplicativo, a álgebra e a geometria de forma interativa. O projeto propõe a oferta cursos de capacitação, na forma de oficinas, sobre o uso do geogebra, onde serão utilizados diferentes informações, inclusive as resultantes de projeto de pesquisa executado pelo coordenador deste projeto. Serão três cursos, um direcionado à docentes da rede municipal para professores do Ensino Fundamental II, um direcionado aos docentes da rede estadual que atuam também no Ensino Médio e outro para acadêmicos do curso de Licenciatura que encontram-se em fase de formação e que estarão em breve atuando como profissionais nas escolas da região.
Palavras-chave
   Matemática, geogebra, capacitação docente.
Público-Alvo
  O projeto atenderá professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de Escolas Públicas do Município de Lages e região das Redes Municipal e Estadual de Ensino, bem como acadêmicos da licenciatura em fase de formação inicial. Indiretamente estaremos atendendo a um público muito grande de estudantes da região que terão docentes melhor capacitados para a abordagem dos conteúdos matemáticos com o uso do software geogebra. Serão disponibilizadas 68 vagas para os docentes(duas turmas de 34- capacidade do laboratório do Ifsc), se cada docente trabalha aproximadamente 30 horas semanais, atendendo 6 turmas de 30 alunos. Então: 68(docentes)x6(turmas)x30(alunos) = 12.240 alunos serão atendidos indiretamente. Além disso, um dos cursos é direcionado a 34 acadêmicos da licenciatura que estarão em breve atuando como docentes em escolas da região.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação será realizada diretamente nas escolas Municipais e Estuaduais na forma de 'mala direta' com o apoio dos parceiros. Já na universidade será diretamente nas salas de aula do curso de Licenciatura.
«« Voltar