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Docência, conhecimento e métodos no ensino de história na Educação Básica em Mato Grosso do Sul.
Protocolo do SIGProj:   246475.1136.285.06022017
De:28/12/2016  à  27/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Marinete Aparecida Zacharias Rodrigues
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Amambai - Unidade Universitária de Amambai
Unidade de Origem
  PROFHISTÓRIA - Mestrado Ensino de História
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa busca compreender e evidenciar a complexa relação da docência enquanto uma práxis de ensino, que envolve aspectos da cultura, da formação profissional, competências e habilidades, metodologias, didática e racionalidade expressas nas atividades diárias desenvolvidas no ensino de história na Educação Básica em Mato Grosso do Sul. Para desenvolver as ações propostas em seus planos de Ensino os professores precisam mobilizar e articular os conhecimentos específicos da história com os saberes pedagógicos e as práticas que o permitem selecionar, organizar e identificar os conteúdos, ideias, paradigmas e conceitos relevantes para aprofundar os saberes escolares, disciplinares, culturais pertinentes ao processo ensino-aprendizagem. O conhecimento do passado contribui para alimentar os sistemas de referência que nos vinculam as gerações precedentes, como também serve para consolidar as identidades coletivas, individuais, as representações, os laços de pertencimento, denunciar as desigualdades e salientar as diferenças econômicas, sociais e culturais. No mundo globalizado é cada vez mais importante a interação entre os múltiplos espaço que mobilizam saberes específicos. Assim, pretendemos criar espaços para o diálogo, a reflexão e o debate entre os professores que ministram a disciplina de História na Educação Básica e a Universidade. A ideia é compreender como professores e alunos em processo de formação profissional mobilizam saberes apreendidos e constituídos pelas práticas cotidianas para ensinar o que ensinam em meio as dificuldades, avanços, incerteza e possibilidades, empregando novas metodologias de ensino e didáticas, recorrendo as inovações técnicas e tecnológicas como suporte ao aprimoramento do exercício da docência no ensino de história.
Palavras-chave
   Ensino de História, Docência, Educação Básica, conhecimento, metodologias
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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