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PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO À EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA APINAYÉ/KRAHÔ
Protocolo do SIGProj:   246040.1138.28244.26082016
De:01/08/2016  à  30/06/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Francisco Edviges Albuquerque
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUA - Campus de Araguaína
Unidade de Origem
  LET-Lic - LETRAS (Português/Inglês) (Licenciatura)
Resumo da Ação de Extensão
  Em 11/05/2000, no espaço Cultural em Palmas,com professores índios, O Projeto de Apoio Pedagógico à Educação Indígena Apinayé surgiu após uma reunião que houve no dia lideranças indígenas do estado do Tocantins e com pesquisadores da UNITINS, comitê do PIBIC, FUNAI, Secretaria de Saúde do Estado , Secretaria de Cultura do Estado e FIETO, para elaboração do documento que subsidiará o diagnóstico da Região Norte para a pesquisa e pós-graduação. Ficaram definidas as seguintes áreas de pesquisa Educação, Meio ambiente, Agronegócios e Saúde. Na área de educação, criou-se a sub-área de Educação Indígena, voltada para os anseios das comunidades, ou seja, educação bilíngüe e intercultural, formação e apoio aos professores bilíngües na educação diferenciada, tendo como suporte maior o Projeto de Educação Indígena para o Estado do Tocantins, gerenciado pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) através da Secretária Estadual de Educação Danilo de Melo Souza, da Coordenadora de Educação Indígena, Aldeli Alves Mendes Guerr, Coordenadora do Curso de Formação de Professores Indígenas do estado do Tocantins. com a implantação, o projeto foi revisado, mantendo , convênio com Secretária Estadual de Educação, Maria Auxiliadora Seabra Rezende /UFT/FUNAI, a partir de março de 2005 e em 2009, extendido pra as Escolas Indígenas Krahô.
Palavras-chave
   Educação Escolar Indígena, Cultura, Aquisição da escrita, Alfabetização, Povos Krahô e Apinayé
Público-Alvo
  Professores indígenas Apinayé e Krahô, professores não-indígenas que atuam nas escolas indígenas; alunos de graduação do campus universitário de Araguaína
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Os contatos pra divulgação serão através do Laboratório de Línguas Indígenas do Campus de Araguaína- LALI e do Núcleo de Estudo e Pespquisa com Povos Indígenas - NEPPI, órgões aos quais o projeto está vinculado
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