«« Voltar
Jovens e consumo midiático em tempos de convergência: os usos sociais das mídias em Mato Grosso do Sul
Protocolo do SIGProj:   245746.1429.51430.16052017
De:12/07/2016  à  12/07/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Marcia Gomes Marques
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAALC - Faculdade de Artes, Letras e Comunicação
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa visa explorar os usos sociais das mídias pelos jovens sul-mato-grossenses. A exploração, neste caso, se dará através da realização de entrevistas em profundidade, por um lado, e através de coleta de material a partir de grupos de discussões promovidos em escolas e universidades, por outro lado, cujos participantes serão jovens com idades entre 18 e 24 anos, moradores dos municípios de Terenos, Aquidauana e Campo Grande. A proposta é averiguar o lugar cultural e social assumido por essas tecnologias e dispositivos de comunicação na vida ordinária as pessoas, resgatando esse vínculo desde um enfoque que os vincula com o contexto histórico e social dos usuários de mídias. Entre os fatores observados nas entrevistas e grupos de discussão estão a vivência que os jovens têm as mídias, seus rituais de consumo, suas formas de uso e de combinação de mídias, a proporcionalidade entre os usos que fazem para qualificação profissional, trabalho, compras, lazer, convivência e integração social. O projeto faz parte da Rede Brasil Conectado, coordenado pela profa. Nilda Jacks (UFRGS) e iniciou seus trabalhos no ano de 2012. A rede tem como objeto de estudo o consumo de mídias no país e contrasta as práticas de uso e de consumo desde as especificidades históricas e econômicas das várias regiões do Brasil. O grupo tem equipes em cada um dos estados e na capital federal. As equipes estão organizadas por regiões, e a equipe de Mato Grosso do Sul desenvolve seus trabalhos em associação às demais equipes do Centro-Oeste.
Palavras-chave
   Mídias, Usos Sociais, Convergência, Jovens, Consumo
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar