«« Voltar
FORMANDO DIVULGADORES DA CIÊNCIA PARA O TRIÂNGULO MINEIRO
Protocolo do SIGProj:   245656.1298.143568.29082016
De:09/08/2016  à  15/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Daniel Fernando Bovolenta Ovigli
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICENE - Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação
Resumo da Ação de Extensão
  ma das ações principais para a promoção da alfabetização e do letramento científico é a divulgação científica, geralmente feita em locais destinados principalmente para este fim, como os centros e museus de Ciência, ou em ações realizadas por universidades, centros culturais ou até escolas de Ensino Básico - quando da realização de feiras de Ciências ou mostras de saberes. No entanto, para a consecução de ações dessa natureza, é necessária formação para o trabalho com as diferentes linguagens que cercam o complexo fenômeno da divulgação científica. Tendo em vista as breves considerações efetuadas acima, é possível delimitar os seguintes objetivos: 1. Formar divulgadores a respeito de temas de C&T, por meio da produção de diferentes materiais, 2. Ampliar o acesso à Ciência por meio da difusão desses materiais em escolas e instituições de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, que apresenta poucas iniciativas dessa natureza, 3. Popularizar aspectos e conceitos científicos a uma maior parcela da população do Triângulo Mineiro, trabalhando também sua contextualização, ou seja, a importância que estes conceitos podem ter no cotidiano social, histórico e cultural do sujeito, 4. Indiretamente, aumentar os níveis de percepção pública da Ciência e da Tecnologia, propiciando o entendimento de sua natureza, seus limites e possibilidades e 5. Estimular o interesse por assuntos da área de Ciências da Natureza, podendo assim estimular o aumento da procura dos estudantes do Ensino Básico por carreiras das áreas científicas e de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática.
Palavras-chave
   divulgação científica, educação em ciências, formação de professores, comunicação pública da ciência, mostras de saberes
Público-Alvo
   A ação é voltada preferencialmente a professores em exercício no magistério da educação básica, bem como estudantes de cursos de licenciatura interessados na temática, uma vez a divulgação científica também se caracteriza como temática de trabalho desses futuros profissionais. Dessa forma, o projeto pode contribuir também para a formação de futuros pesquisadores e professores da área de educação em ciências havendo, adicionalmente, a integração de professores-pesquisadores, atuantes em universidades, no público-alvo do curso. Planeja-se, em um primeiro momento alcançar por volta de 100 profissionais. Intenciona-se que as ações formativas sejam desenvolvidas em municípios nos quais a UFTM tem campus, a saber: Uberaba e Iturama.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   Daniel Fernando Bovolenta Ovigli - daniel@icene.uftm.edu.br (a inscrição será efetivada por meio de formulário a ser criado no Google Docs).
«« Voltar