«« Voltar
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Protocolo do SIGProj:   245648.1297.3724.08092016
De:22/06/2016  à  21/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Liliam Cristina Caldeira
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  GAB/CCHS - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Historicamente, não resolvemos a questão do analfabetismo adulto no país e nem tão pouco foi interrompido o ciclo de exclusão escolar. Mesmo nas turmas de Educação de Jovens e Adultos EJA, espaço destinado ao resgate da escolarização e construção de novos percursos formativos, muitos dos que nelas ingressam não concluem a escolaridade básica. Dentre os protagonistas que atuam nessa modalidade, recebe enfoque neste projeto o coordenador pedagógico cujas funções primordiais recaem sobre a formação continuada do professor contribuindo assim para que o educando da EJA conclua com êxito a escolarização básica. Assim é objetivo geral deste projeto desenvolver, no contexto da rotina escolar, práticas de formação continuada de professores da EJA por meio do fortalecimento da coordenação pedagógica. Nessa perspectiva são objetivos específicos: Conhecer a concepção de formação continuada dos professores da EJA. Mapear as demandas prementes para as práticas de formação continuada dos professores de EJA no contexto da escola. Implementar juntamente com a coordenação pedagógica processos de acompanhamento do trabalho docente na EJA e práticas de formação continuada. Para isso propõe-se uma pesquisa em duas escolas públicas de Mato Grosso do Sul, precedido por levantamentos de literatura para aprofundamento teórico-metodológico da equipe. O trabalho de campo é composto por duas etapas, sendo a primeira de acompanhamento e levantamento de dados acerca da atuação da coordenação pedagógica na formação continuada dos professores da EJA. A segunda etapa consiste na proposição de um plano de formação continuada dos professores da EJA, elaborado e de desenvolvido conjuntamente com a coordenação.
Palavras-chave
   Educação de Jovens e Adultos, Coordenação Pedagógica, Formação Continuada.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar