«« Voltar
Assentamentos do Planalto Norte Catarinense: assegurando a diversidade nutricional no futuro, por meio do resgate de cultivares tradicionais
Protocolo do SIGProj:   245552.1248.265497.21082016
De:17/10/2016  à  19/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Hendrie Ferreira Nunes
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CCA - Campus Canoinhas
Unidade de Origem
  CERE - Coordenadoria de Extensão e Relações Externas
Resumo da Ação de Extensão
  A batata-doce é uma das fontes de alimento mais importante do mundo, sendo muito cultivada por agricultores tradicionais. As raízes tuberosas desta cultura apresentam características nutricionais peculiares, mas em geral, são consideradas como boa fonte de carboidratos, cálcio, ferro e outros sais minerais, além de vitamina C. Os agricultores familiares do Planalto Norte Catarinense, tem exercido enorme influência na manutenção da diversidade genética de várias culturas agrícolas, dentre elas, a batata-doce. Porém, nos últimos anos, mudanças socioeconômicas e agrícolas nesta região, especialmente em virtude da influência do monocultivo do tabaco (Nicotiana tabacum), tem pressionado os pequenos agricultores ao abandono do cultivo de materiais tradicionais. Desta forma, pretende-se iniciar o resgate de cultivares e o conhecimento tradicional associado de batata-doce nesta região. Expedições de coleta destes materiais serão promovidas nos assentamentos “Herdeiros do Argemiro de Oliveira” e “São Francisco” situados no município de Canoinhas e Bela Vista do Toldo, respectivamente, afim de instalar uma coleção de trabalho ex situ, no IFSC, campus Canoinhas. Além disso, será aplicado um questionário com os agricultores para obtenção de informações do conhecimento tradicional associado a cultura. Em seguida, as informações geradas servirão de base para a socialização com o grupo envolvido, por meio de rodas de discussão e palestras. Espera-se com este trabalho, a conscientização dos envolvidos no tocante à conservação dos recursos genéticos e suas implicações na segurança alimentar e nutricional, permitindo-os selecionar e consumir alimentos, cada vez mais, saudáveis e nutritivos, além de valorizar a diversidade de produtos encontrados em sua região.
Palavras-chave
   Agricultura familiar, Recursos genéticos, Segurança alimentar, Batata-doce, Assentamento rural
Público-Alvo
  Agricultores familiares dos assentamentos “Herdeiros do Argemiro de Oliveira”, situado no município de Canoinhas-SC e “São Francisco”, em Bela Vista do Toldo-SC.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   hendrie.nunes@ifsc.edu.br (19) 98385-2473
«« Voltar