«« Voltar
PRA APRENDER A ESCREVER É SÓ COMEÇAR II
Protocolo do SIGProj:   245513.1248.119684.20082016
De:17/10/2016  à  19/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Gisele Luz Cardoso
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CFL - Campus Florianópolis
Unidade de Origem
  DAFG - Departamento Acadêmico de Formação Geral
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto 'PRA APRENDER A ESCREVER É SÓ COMEÇAR II' tem como objetivo geral auxiliar estudantes do ensino médio a escrever com fluência, argumentação e criticamente sobre textos e assuntos da atualidade, usando a linguagem culta de maneira adequada e de forma coerente com seus objetivos e com o assunto tratado. Além disso, visa apresentar técnicas para a redação de textos dissertativos, explorando o prazer para a escrita. Este tipo de redação é o solicitado por concursos públicos como o ENEM e vestibulares, daí a importância de serem praticados adequadamente e em conformidade ao que os concursos pedem. Como objetivos específicos, o projeto visa fazer com que os participantes (a) entendam o que é um texto dissertativo, (b) assimilem as características de um texto dissertativo, (c) exercitem a escrita de textos dissertativos, (d) entendam regras pertinentes a textos, como coesão e coerência, (e) apliquem corretamente as regras de pontuação e ortografia e (f) construam argumentos a fim de melhor apresentarem suas opiniões. Espera-se, com este projeto, preparar estudantes de ensino médio da rede pública da região e do IFSC para redigirem dissertações cada vez melhores e mais apropriadas ao que se pede em concursos públicos, principalmente, além de torná-los usuários mais críticos e proficientes da linguagem, conquistando autonomia para atuarem como cidadãos.
Palavras-chave
   concursos públicos - ENEM - redação - dissertação
Público-Alvo
  Público-alvo: - estudantes de ensino médio de escolas públicas da região; - estudantes de ensino médio do IFSC; - estudantes de qualquer curso do IFSC interessados em dominar suas práticas de escrita de texto dissertativo-argumentativo; - estudantes de escolas públicas da região ou do IFSC que tenham a intenção de realizar provas de concursos públicos como ENEM, vestibulares entre outros.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   contatos pela página do projeto no Facebook ou através do email do projeto: projeto.redacao.ifsc@gmail.com, ou pelo email da coordenadora: gisele.luz@ifsc.edu.br
«« Voltar