«« Voltar
Tombamento paisagístico e cultural das Dunas da Ribanceira, Imbituba (SC): assessoramento para a construção dos subsídios históricos
Protocolo do SIGProj:   245257.1248.194282.21082016
De:17/10/2016  à  19/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Viegas Fernandes da Costa
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-GAR - Campus Garopaba
Unidade de Origem
  DEPE - Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto de extensão 'Tombamento paisagístico e cultural das Dunas da Ribanceira, Imbituba (SC): assessoramento para a construção dos subsídios históricos' tem como objetivo principal fornecer subsídios no âmbito da História e da Memória para o processo de Tombamento das Dunas da Ribanceira como Patrimônio Paisagístico e Cultural do Município de Imbituba. Demandado pela sociedade civil organizada, preocupada com a ocupação urbana e exploração mineral na área de Dunas nominada Ribanceira, o Conselho Municipal de Políticas Culturais deu início ao processo de Tombamento. Diante da necessidade de estudo e parecer técnico, o Executivo Municipal criou um Grupo de Trabalho (Resolução PMI/SETEC/SECULT 003, 24/09/2015) envolvendo diferentes atores do território, incluindo-se o IFSC-Campus Garopaba, do qual participa o proponente deste projeto. Ao IFSC solicitou-se: 1) esclarecer e discutir com a comunidade local os significados e implicações do processo de tombamento; 2) reunir iconografia, depoimentos e outros materiais que subsidiem o processo de tombamento nos aspectos da memória e da identidade; 3) assessorar na produção do parecer técnico por meio de relatório discutindo a relação das Dunas da Ribanceira com a identidade local. A viabilização deste projeto pretende atender a estas solicitações. Cumpre destacar que a proposta do tombamento em questão surge da sociedade, preocupada com o desenvolvimento sustentável do território, com a destruição ambiental e com a descaraterização da paisagem, importante elemento de configuração e ressignificação identitária. Assim, o presente projeto, ao dar respostas a estas demandas sociais, atende aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especialmente se considerada a dimensão da sustentabilidade cultural.
Palavras-chave
   Tombamento, Patrimônio Paisagístico e Cultural, Desenvolvimento Sustentável, Dunas da Ribanceira, Imbituba (SC)
Público-Alvo
  Este projeto aporta conhecimento técnico e científico desenvolvido no Campus Garopaba à comunidade do município de Imbituba (SC). Envolve docente do IFSC, alunos (não apenas o extensionista, mas também os estudantes dos cursos ofertados pelo Campus que possuem Unidades Curriculares que discutem o Patrimônio Cultural local, a saber: Técnico em Guia de Turismo, FIC em Educação Ambiental, FIC em Condutor Ambiental Local. Estes estudantes dialogarão diretamente com o projeto de extensão na medida em que seu coordenador, docente de História nestes cursos, debaterá as etapas metodológicas e seus resultados), moradores do entorno das Dunas da Ribanceira e do município de Imbituba (SC) de forma geral e poder público local.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar