«« Voltar
LABORATÓRIO DIALÓGICO DE MATEMÁTICA E PRÁTICAS DE NUMERAMENTO
Protocolo do SIGProj:   245174.1400.92228.22052017
De:25/08/2017  à  25/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Rosimeire Aparecida Rodrigues
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUAR - Campus de Arraias
Unidade de Origem
  PED - PEDAGOGIA (Licenciatura)
Resumo da Ação de Extensão
  Nesta projeto, pretende-se, promover estudos e aplicação dos fundamentos e metodologias sobre o letramento matemático e numeramento relevantes para a formação do professor, no que se refere a sua preparação para o ensino com o ensino da matemática nos anos iniciais, levando em consideração a importância do letramento matemático e do numeramtno, à formação pedagógica/metodológica adquirida e suas práticas. Se propõem a proposição de praticas pedagógicas dos fundamentos os multiletramentos. A previsão inicial é a de realizar uma relação teoria-prática do letramento e numeramtno numa visão epistemológica de seus fundamentos. Este é um projeto piloto de pesquisa e intervenção pedagógica a ser desenvolvido numa proposta de realizar Laboratório de Práticas Pedagógicas Dialógicas de Ensino e Aprendizagem de Matemática e de Numeramento. A investigação in loco será realizada no Centro Municipal de Educação Básica – CEMEB - de Arraias a partir de 2017. O Laboratório acontecerá com a pesquisadora especialista na área de Fundamentos de Ensino de Matemática em conjunto com alunos de graduação de Pedagogia. Serão oferecidas oficinas para os professores alfabetizadores da escola participante e atendimento aos alunos com dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita matemática e conteúdos da referida disciplina.
Palavras-chave
   Letramento, ensino, formação docente
Público-Alvo
  Alunos acadêmicos do Curso de Pedagogia/UFT- Campus de Arraias alunos e professores da SEMED. Constituindo-se de 50 pessoas
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   rosimeirear@uft.edu.br
«« Voltar