«« Voltar
Pinhole: Uma ferramenta para o ensino de física
Protocolo do SIGProj:   245078.1248.243321.20082016
De:17/10/2016  à  19/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Renato Diaz de Santa Helena
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CAR - Campus Araranguá
Unidade de Origem
  DEPE - Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Em suas origens, na segunda metade do século XIX, a fotografia passou por processos óticos e químicos do daguerreótipo com suas placas que permitiam registro único da imagem (FREUND, 1995), ao seu estabelecimento, quando ganhou aprimoramentos, como por exemplo, na fotografia analógica e a câmera Kodak de 1888 (SWEDLUND, 1974). A fotografia pinhole, ou “buraco de agulha” é um processo alternativo de se produzir uma imagem sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais, podendo ser construída facilmente utilizando materiais simples e de baixo custo (MENDES, 2015). Embora pareça complexo, o processo possui princípios com funcionamentos simples, baseado na óptica geométrica, onde a luz, proveniente do objeto fotografado, atravessa o orifício da câmera formando uma imagem real e invertida no papel fotossensível devido a propagação retilínea da luz (HALLIDAY, 2007). Contudo, a imagem formada não é perceptível num primeiro momento, sendo necessário a utilização de reagentes químicos para revelar a fotografia (NERSISSIAN). Por essa razão, o trabalho propõem a utilização da câmera pinhole como ferramenta no aprendizado do aluno, tornando possível aplicar, na prática, os conceitos desenvolvidos em sala de aula. Para isso, será realizada uma oficina onde os professores irão orientar seus alunos a confeccionar suas próprias câmeras, capturar as imagens escolhidas e revelar as fotografias. Além disso, o estudo envolve a confecção de uma câmara escura portátil, utilizada na revelação das fotografias e a pesquisa para substituir os reagentes reveladores por produtos mais convencionais, facilitando, desse modo, a utilização da pinhole como material didático.
Palavras-chave
   Óptica, Física, Fotografia, Pinhole, Câmera
Público-Alvo
  Comunidade acadêmica do campus e escolas de ensino médio do município
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar