«« Voltar
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I
Protocolo do SIGProj:   245042.1389.73435.16012017
De:01/12/2018  à  01/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Darlene Arlete Webler
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo da Ação de Extensão
  O Curso PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I foi proposto a partir das necessidades percebidas pelos universitários da FURG-SAP, inicialmente manifestadas pelos estudantes do Curso de Letras EaD (Polo-SAP, ofertado pelo ILA/FURG), mas também pelos estudantes dos cursos presenciais. É um curso que tem seu foco voltado para o estudo da estrutura da Língua Portuguesa e seu funcionamento. Sendo assim, as abordagens tratam de usos adequados da língua em diferentes situações de comunicação, do formal ao informal; bem como dos sujeitos e suas inscrições socioculturais. A organização do percurso de estudo deste Curso levou em conta que os alunos precisam (a) lidar com diferentes públicos (escolas, grupos sociais, instâncias profissionais, empresas, organizações não-governamentais, etc.), (b) comunicar-se com clareza e organização em diferentes situações (desde eventos científicos, reuniões formais até conversas diretas e informais com populares), (c) fazer leituras, apreender sentidos e raciocínios diversos; e (d) produzir textos (orais e escritos) destinados a distintos fins (relatórios, pareceres, descrições, textos acadêmico-científicos, manuais, etc.). Nessa medida, optou-se por tomar como base teórica os estudos e proposições de autores como: (1) Macambira, Celso Luft, Bechara e Cegalla, nas tratativas de questões ortográficas e morfossintáticas; (2) Marcuschi e Koch, sobre aspectos relacionados à Linguística Aplicada e Textual; e ainda (3) Orlandi e Ferreira, nas abordagens relativas ao funcionamento discursivo e às noções de sujeito e sentido. Os encontros são semanais, tendo uma dinâmica de exposição dialogada, discussão de materiais orientativos, análises de questões dirigidas, abordagens de dúvidas e curiosidades dos participantes. E o processo de avaliação é contínuo.
Palavras-chave
   Língua - Linguagem - Sujeitos
Público-Alvo
  O público-alvo são estudantes universitários dos cursos de Letras EaD Português/Espanhol, Ciências Exatas, Engenharia Agroindustrial-Ind. Alimentícias e Eng. Agroindustrial-Agroquímica (todos da FURG-SAP). Poderão ainda inscrever-se docentes da rede de ensino de SAP e comunidade em geral.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Os contatos para divulgação e informações são: - Profª Darlene: Sala 11, na FURG-SAP,nas 2ª, 5ª e 6ª feiras, e prioritariamente através dos e-mails 'darlenewebler@furg.br' e 'darlene.webler@gmail.com'; - Maiara Silveira: secretaria da FURG-SAP, de 2ª a 6ª feira, em horário de experiente.
«« Voltar