«« Voltar
Organização do Prontuário das Instalações Elétricas de Escolas Públicas – Etapa 01
Protocolo do SIGProj:   245026.1248.265440.19082016
De:17/10/2016  à  19/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Guilherme Manoel da Silva
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CCR - Campus Criciúma
Unidade de Origem
  DEPE - Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto surge para atender uma demanda das escolas públicas que vem sofrendo para se adequar as exigências quanto a Norma Regulamentadora número 10 (NR-10), que foi publicada pela primeira vez em 1975, e atualizada em Dezembro de 2004. Segundo esta Norma Regulamentadora, todo estabelecimento que possua carga instalada superior a 75 kW, deve manter o prontuário das instalações elétricas (PIE) atualizado e a disposição de todos os profissionais que intervenham nas instalações e usuários dos ambientes. Os preceitos estabelecidos na NR-10 buscam garantir a segurança dos usuários e trabalhadores envolvidos na utilização do sistema elétrico, aumentado a confiabilidade do sistema. Ainda, a pulverização de tais preceitos, quando plicados a instalações de menor porte (como residências) poderá contribuir para o bem-estar de tantos outros e contribuir para um aumento da confiabilidade da energia elétrica. Porém a maneira de organizar estas informações são desconhecidas pela maioria dos profissionais da área, logo pretende-se com este projeto envolver os alunos do Curso Técnico em Eletrotécnica, a comunidade associada ao CREA-SC e ASCEA (regional), juntamente com uma Empresa (parceiro demandante), a fim de qualificar e expor as soluções ou formas de agir de acordo com a legislação deste tema. Além disto, a elaboração deste PIE, é questão cultural, pois desenvolve na comunidade acadêmica do campus e na comunidade externa a preocupação com a segurança nas instalações e serviços com eletricidade.
Palavras-chave
   Prontuário das Instalações Elétricas, NR-10, Segurança
Público-Alvo
  Todos os alunos do campus Criciúma; Todos os TAEs do Campus Criciúma; Todos os Docentes do Campus Criciúma; Comunidade externa; MTE (Ministério do Trabalho em Emprego)-Criciúma; ASCEA: Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Agrônomos; CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Serão contatados a associação de Engenheiros e Arquitetos do Sul Catarinense, CREA, entidades públicas (escolas públicas, prefeituras, indústrias regionais) para divulgação do projeto de extensão, para proceder com a divulgação das atividades propostas no projeto. As entidades (públicas ou não), podem encaminhar seus demandantes para o projeto após a divulgação do cronograma de ações de extensão.
«« Voltar