«« Voltar
Viver Sem Limite: inclusão tecnológica de deficiente
Protocolo do SIGProj:   244232.1248.138967.19082016
De:17/10/2016  à  19/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Assis Francisco de Castilhos
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CAR - Campus Araranguá
Unidade de Origem
  DEPE - Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto propõe o desenvolvimento de ações de educação profissional na área tecnológica da Estamparia Têxtil através do protagonismo no processo de ensino-aprendizagem de aluno com deficiência, em consonância com o Artigo 3º do Decreto Nº 7.612 de 17 de novembro de 2011, que instituiu a política pública para deficientes definida pelo Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite. As concepções sócio-educativas envolvidas se se materializam através dos conceitos de temporalidade educativa e de protagonismo. A primeira por permitir a transgressão da lógica escolar que define o tempo escolar em detrimento do tempo de aprendizagem; a segunda por buscar o sentido da aprendizagem através do protagonismo durante as práticas de ensino desta aprendizagem aos sujeitos de relação (pessoas de convívio direto e indireto do discente). O aluno candidato à bolsa é necessariamente um aluno do ensino profissional do IFSC, Campus Araranguá, regularmente matriculado no Curso Técnico Integrado em Vestuário e que apresenta necessidades temporais diferenciadas para o desenvolvimento das práticas envolvendo a Tecnologia da Estamparia, de acordo com o plano de ensino definido no Projeto Pedagógico do curso. O protagonismo se dará sob dois vetores: um definido no campo dos sujeitos de relação no curso, constituído pelo colegas de turma que não cursaram a disciplina de Tecnologia da Estamparia; o outro, permitirá o encontro do sujeito com deficiência com sua comunidade externa e local, ampliando e modificando as percepções de possibilidades sobre este sujeito.
Palavras-chave
   Educação profissional, Tecnologia da estamparia, Temporalidade, Protagonismo, Viver Sem Limite
Público-Alvo
  64 cidadãos e cidadãs, sendo que - 32 alunos do curso técnico em Vestuário - 2º ano - 32 cidadãos e cidadãs do município e alunos do ensino fundamental - 9º ano da rede pública municipal e estadual.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Coordenador de Relações Externas do Campus Araranguá, responsável pelas visitas guiadas no Campus e pelo contato com os jornais locais.
«« Voltar