«« Voltar
Em(A)preendendo: perspectivas teóricas e metodológicas para a educação empreendedora
Protocolo do SIGProj:   244153.1294.75592.11082016
De:15/09/2016  à  31/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Shana Sabbado Flores
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Restinga - Câmpus Restinga - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto Em(A)preendendo surge em uma perspectiva de refletir sobre a educação empreendedora, buscando referências, melhores práticas e um diagnóstico da situação atual, de modo a fomentar iniciativas nesse âmbito, em especial no IFRS. O nome propõe uma expressão que une o termo “empreender” com “aprender”, pensando um “aprender a empreender”, não só em termos de empresas e produtos, mas no sentido de transformar ideias em projetos. Em sinergia com ações de ensino e com o Programa Despertar, ação de extensão com objetivo de promover o empreededorismo, o projeto se estrutura como um diagnóstico de ações potenciais, olhando 'para fora' e 'para dentro' da instituição. A partir de uma revisão de literatura que sistematize as bases para o tratamento do tema, o projeto irá observar as melhores práticas, buscando casos de sucesso no Brasil e contexto internacional. Nesse sentido, será observada especialmente os modelos de articulação das instituições de ensino com processos de inovação e incubadoras tecnológicas. No contexto da instituição, será realizado um diagnóstico com os alunos e servidores, identificando competências empreendedoras, experiências adquiridas, intenção de empreender, assim como expectativas com relação ao IFRS nesse sentido. Tais ações serão complementadas por oficinas, com o uso de metodologias participativas, de modo a identificar a percepção do público interno com relação ao tema e iniciativas potenciais. Além das conclusões da pesquisa, o projeto pretende produzir vídeos e outros materiais que apresentem os principais resultados, tornando-os acessível para um maior público e possam ser usados em ações de ensino.
Palavras-chave
   empreendedorismo, inovação, educação empreendedora, competências, desenvolvimento
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar