«« Voltar
Produção de sabão de óleo vegetal usado
Protocolo do SIGProj:   243880.1286.240547.31072016
De:07/11/2016  à  30/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Valquiria Barbosa Nantes Ferreira
Instituição
  IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  UG - PROEX - Reitoria/Pró-Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  AQ - Campus Aquidauana (Apenas consulta)
Resumo da Ação de Extensão
  O óleo de cozinha depois de usado em frituras torna-se impróprio para consumo e acaba sendo um problema para o consumidor deste produto, pois se descartado no ralo da pia pode ir parar nos rios e até no mar. O sistema de coleta de lixo da cidade de Aquidauana não tem um tratamento adequado para este tipo de resíduo. Quando descartado de maneira incorreta o óleo usado pode contaminar as fontes de água, 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água. Isso acontece porque ele impede a troca de oxigênio da água e mata plantas, peixes e micro-organismos, impermeabiliza o solo contribuindo para enchentes. Em contato com a água do mar, esse resíduo passa por reações químicas que resultam em emissão de metano, sendo um dos principais gases que causam o efeito estufa, contribuindo para o aquecimento da terra. O óleo usado pode ser reciclado de várias formas, a principal é na sua transformação em sabão. O CRAS é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento sócio-assistencial de famílias. É o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços da Proteção Social Básica que tem como um dos principais objetivos desenvolver a independência financeira das famílias que assiste. Este projeto trará benefícios sociais pois oferece a transferência de conhecimento tecnológicos para estas famílias gerando renda com um produto útil, de baixo custo, possibilitando uma socialização com alunos e funcionários do IFMS, divulgando-o, além de diminuir danos ao ambiente.
Palavras-chave
   Reciclagem, Óleo Usado, Óleo de Fritura, Sabão, CRAS II
Público-Alvo
  Senhoras de baixa renda que recebem auxílios do governo e frequentam o CRAS, adultos que buscam alguma forma de renda e alunos de ensino médio.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   O contato será feito pelas psicólogas e assistentes sociais do CRAS II da cidade de Aquidauana, ou através da diretoria das escolas a serem contactadas.
«« Voltar