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IMAGENS SURDAS: LITERATURA, CINEMA, ARTES PLÁSTICAS E A REPRESENTAÇÃO DA SURDEZ
Protocolo do SIGProj:   243824.1276.235033.01082016
De:25/08/2016  à  29/04/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Danielle Cristina Mendes Pereira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FL - Faculdade de Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Este curso de extensão tem como foco estabelecer reflexões acerca das representações simbólicas da surdez presentes em manifestações estéticas – na literatura, no cinema e nas artes plásticas. Abrange oficinas, leitura dramatizada e debates sobre filmes, pinturas e histórias em quadrinhos referentes ao universo cultural surdo. Em uma perspectiva intersemiótica, promoverá o acesso a formas de letramentos visuais e multimodais, tendo como foco o sujeito surdo e a sua especificidade cognitiva, atrelada à hipervisualidade. Volta-se à comunidade surda e aos professores da rede pública de ensino da cidade e do estado do Rio de Janeiro, envolvidos com alunos surdos. Espera-se, com tais atividades, o alcance de um número amplo de beneficiados, pois se tem como objetivo a formação de multiplicadores de ações voltadas à discussão acerca da cultura e dos letramentos estéticos dos surdos. Assim, as situações de inserção dos surdos em ambientes culturais são promovidas bem como amplia-se o seu acesso às manifestações estéticas, do mesmo modo que promove-se o desenvolvimento de sua perspectiva crítica, também através da capacitação de seus docentes. Tais ações são relevantes no âmbito acadêmico, pois permitem a intercessão entre o ensino e pesquisa, sobre representações estéticas e letramentos de surdos, e a sua práxis, e no social, porque dizem respeito a uma minoria, inclusive linguística, que demanda, com urgência, políticas de acessibilidade cultural. Espera-se, com o fomento de tais medidas, promover a formação de consumidores estéticos surdos independentes e críticos, que sejam, em consequência, produtores artísticos, em um processo multiplicador de saberes.
Palavras-chave
   Letramentos visuais, Surdez, Arte surda
Público-Alvo
  O curso de extensão tem como público-alvo a comunidade surda e os professores da rede pública de ensino da cidade e do estado do Rio de Janeiro, envolvidos com alunos surdos. Espera-se quórum para duas turmas, cada qual com 20 alunos, entretanto o número pode ser ampliado, visto que o acesso ao debate sobre filmes e à leitura dramatizada pode, se for o caso, abrigar até 20 pessoas a mais.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   O contato para divulgação será feito no endereço eletrônico danielle@letras.ufrj.br
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