«« Voltar
CONHECENDO, RELENDO E CONSTRUINDO O COTIDIANO A imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental
Protocolo do SIGProj:   243775.1276.251569.29072016
De:03/05/2016  à  30/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Sulamita Inacio Freire
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  CAp - Colégio de Aplicação
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto de pesquisa e extensão “Conhecendo, relendo e construindo o cotidiano: a imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental” propõe investigar possibilidades de conhecimento a partir da imagem, envolvendo apreciação, vivência e produção imagética, corporal e textual. Levando em consideração que aspectos como memórias, sensações, emoções, sentimentos, etc, permeiam e sustentam a vivência da – e a partir da – arte, questões nos levam a ter interesse por esse tema, como: que relações as crianças estabelecem com imagens de diferentes linguagens? Estas imagens influenciam suas produções e poéticas pessoais? Que relações podem estabelecer com seu cotidiano a partir de imagens observadas? Como a vivência da arte pode ressignificar seu cotidiano? No campo teórico, o projeto busca fazer uma revisão de metodologias de abordagem da imagem no espaço escolar e museológico, fazendo uma inter-relação entre esses dois espaços. No campo prático, refletir sobre a observação/fruição/produção de imagens, por meio da troca de experiências e investigações de caminhos metodológicos entre professores em formação no curso de Licenciatura em Educação Artística – que atuem no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp UFRJ) como licenciandos e/ou bolsistas – e seus professores orientadores, proponentes deste projeto. Desta forma, o projeto de pesquisa se desdobra em projeto de extensão. Os projetos se complementam e fomentam questões nos campos prático e teórico.Como projeto de extensão, prevê inserções de caráter educativo e cultural com professores em formação de magistério em Ensino Médio Profissional e licenciatura em Educação Artística, além de professores já atuantes na rede pública.
Palavras-chave
   Educação em arte, Imagem, linguagem
Público-Alvo
  Estudantes do curso de formação de professores em nível de Ensino Médio e Licenciandos de Educação Artística e Pedagogia.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   conhecerrelerconstruir@gmail.com
«« Voltar