«« Voltar
Parceria entre escola e universidade: investigando a escola, seus sujeitos e práticas por meio dos envolvidos no estágio supervisionado
Protocolo do SIGProj:   243736.1276.262578.29072016
De:06/09/2016  à  30/06/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Priscila Andrade Magalhães Rodrigues
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  FE - Faculdade de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto de extensão tem por objetivo central desenvolver uma sólida parceria entre escola e universidade na realização de investigação sobre temáticas da escola, numa proposta de formação inicial e contínua de professores regentes que recebem estagiários do curso de Pedagogia da UFRJ. Para tanto, buscaremos reunir todos os envolvidos no estágio supervisionado, a saber: professores regentes da escola de educação básica, professores supervisores da universidade, estagiários, estudantes de ensino médio dos cursos de formação professores (ensino médio normal) e extensionistas, para pensar, discutir, avaliar e repensar a escola de educação básica, seus sujeitos e suas práticas. As contribuições de Marilyn Cochran-Smith (1999, 2002, 2004) sobre comunidades de apreendizagem docente e investigação como postura orientam a construção metodológica desta proposta, onde cada sujeito possui lugar central na construção e desenvolvimento da proposta. Canário (2001), Roldão (2006, 2007) e Nóvoa (2007) contribuem para pensar o lugar da escola e seus atores na formação docente. Tardif (2002, 2008) traz para a discussão em tela a importância dos saberes do professor da escola básica na formacão docente. Acreditamos que este projeto pode contribuir para a formação contínua de professores da educação básica, bem como indicar caminhos para melhor formação inicial de futuros professores.
Palavras-chave
   Formação inicial e contínua de professores, estágio, comunidades de aprendizagem docente.
Público-Alvo
  • Professores regentes da educação básica vinculados às escolas campo de estágio da disciplina Prática de Ensino em Magistério das Disciplinas Pedagógicas do curso de Pedagogia da UFRJ. Inicialmente, as escolas parceiras até então, com as quais já firmamos parcerias para o estágio, são as escolas estaduais que oferecem curso de formação de professores em nível médio: Colégio Estadual Carmela Dutra, Colégio Estadual Ignácio de Azevedo do Amaral, Colégio Estadual Heitor Lira e Colégio Estadual Júlia Kubitscheck. Outros professores de escolas de educação básica podem se unir ao grupo, sempre considerando sua ligação com o recebimento de estagiários do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ. • Alunos de curso de formação de professores em nível de ensino médio, matriculados regularmente nas escolas campo de estágio para os estudantes de Pedagogia da UFRJ. • Estudantes de Pedagogia da UFRJ que desejem discutir as questões da escola, aproximando-se assim, de seu campo de atuação profissional.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   parceriaescolauniversidade@gmail.com / priscilaapri@gmail.com http://www.fe.ufrj.br
«« Voltar