«« Voltar
Observatório de Atenção Permanente ao Uso de Agrotóxicos – Portal de Informações Interligadas sobre Agrotóxicos e seus Efeitos sobre a Saúde e Meio Ambiente (Cópia) 25-03-2016 (Cópia) 25-07-2016
Protocolo do SIGProj:   243320.1276.131252.01082016
De:16/09/2016  à  16/09/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Luiza Machado Campos
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IM - Instituto da Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  O Brasil é o líder do ranking mundial de consumo de agrotóxicos. Assim, mais de um milhão de toneladas de venenos foram jogados nas lavouras somente em 2010, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola. Diante deste cenário, um conjunto de organizações assumiu o esforço coletivo de criação da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. A campanha visa combater a utilização de agrotóxicos e a ação de suas empresas (produtoras e comercializadoras), explicitando as contradições geradas pelo modelo de produção imposto pelo agronegócio. Além disso, propõe um modelo alternativo de produção de alimentos, que não prejudica o meio ambiente, os trabalhadores e nem os consumidores. No contexto da Campanha, verificou-se a disponibildiade na internet de uma grande quantidade de dados relacionados ao uso de agrotóxicos e aos danos causados por eles. No entanto, esses dados encontram-se dispersos e desconectados. Além disso, os participantes da Campanha sentem a necessidade de um espaço que possa reunir as informações novas geradas por pesquisadores, militantes de movimentos sociais e agricultores, de modo que essa informação seja útil para as ações da Campanha. Assim, este projeto, iniciado em 2012, tem por objetivo a manutenção e expansão do Observatório de Atenção Permanente ao Uso de Agrotóxicos, constituído por um Portal de Informações contendo diversos recursos na forma de dados abertos, que possa responder a este anseio da comunidade de pesquisadores e defensores da Campanha. (greco.ppgi.ufrj.br/dkan).
Palavras-chave
   dados abertos interligados, agrotóxicos, agroecologia
Público-Alvo
  Público em geral, mais especificamente organizações governamentais e não-governamentais relacionadas ao tema de agroecologia, assim como pesquisadores e pessoas interessados neste tema, além de trabalhadores e militantes no setor da agroecologia.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   contato: mluiza@ufrj.br link no portal do OBservatório: greco.ppgi.ufrj.br/dkan
«« Voltar