«« Voltar
Identificação, caracterização e assistência fonoaudiológica a pacientes com transtornos do sistema estomatognático de origem neurológica e mecânica
Protocolo do SIGProj:   243126.1276.162414.21072016
De:16/09/2016  à  16/09/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Yonatta Salarini Vieira Carvalho
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FM - Faculdade de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto de extensão pretende identificar e caracterizar as alterações fonoaudiológicas dos pacientes com transtornos do sistema estomatognático, bem como prestar assistência fonoaudiológica aos mesmos, além de promover o treinamento de discentes, profissionais da equipe interdisciplinar de saúde e familiares/cuidadores. Além disso, tal projeto permitirá a divulgação dos resultados da intervenção fonoaudiológica nos pacientes portadores de transtornos do sistema estomatognático e suas funções. O projeto contará com a participação de 3 docentes da UFRJ, 3 alunos de pós-graduação, 15 discentes do curso de fonoaudiologia. Os discentes participantes são alunos do sétimo e oitavo períodos do curso de fonoaudiologia aptos para o treinamento e o atendimento das especialidades e especificidades da clínica fonoaudiológica, sob supervisão. Serão disponibilizadas 30 vagas para atendimento a população de forma individual e /ou em grupo. Este projeto irá compor o Projeto Pedagógico do Curso de Fonoaudiologia. O Projeto Pedagógico do Curso de Fonoaudiologia está em elaboração e análise no Conselho de Ensino de Graduação (CEG). Conforme orientação do Diretor Adjunto de Extensão da Faculdade de Medicina (FM) da UFRJ, Professor Doutor Fernando E. Zikan, que assina a Declaração em Anexo a este Projeto, o mesmo foi aprovado em Reunião da Congregação da FM, sendo previsto como Atividade Curricular de Extensão para 2017.01 e portanto, passível de creditação no curso de Graduação.
Palavras-chave
   saúde, educação, transtornos, sistema estomatognático, interdisciplinaridade
Público-Alvo
  pessoas com transtornos no sistema estomatognático e suas funções: respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala. Cuidadores e familiares envolvidos com os pacientes com transtornos do sistema estomatognático.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Os resultados serão divulgados através do Projeto de Pesquisa: Análise do benefício do tratamento fonoaudiológico em pacientes traqueostomizados, aprovado pelo CEP do HUCCFF-UFRJ sob número 19230113.3.0000.5257, destinado a avaliação de pacientes com disfagia mecânica e através do projeto de pesquisa intitulado Perfil Populacional de Pacientes Atendidos no Ambulatório de Motricidade Oral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, ainda em submissão ao CEP/HUCFF.
«« Voltar