«« Voltar
I Jornada de Análise do Comportamento na Paraíba
Protocolo do SIGProj:   243069.1178.59755.31082016
De:07/10/2016  à  08/10/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Nilse Chiapetti
Instituição
  UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Unidade Geral
  CCHLA - Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Unidade de Origem
  DP - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Resumo da Ação de Extensão
  A análise do comportamento (AC) é uma ciência natural, formulada por Skinner, que estuda o comportamento humano a partir da interação entre organismo e ambiente. O comportamento é entendido como uma relação de transformação mútua entre o organismo e o ambiente que o cerca: o indivíduo age sobre o mundo modificando-o e é afetado pelas mudanças que produz no ambiente. A AC vem crescendo mundialmente. No caso do Brasil isso é verdadeiro, porem há territórios onde esta Ciência ainda não se instalou de forma significativa, o que se aplica à Paraíba. O evento aqui proposto pretende ser um momento disseminação da AC junto a estudantes e profissionais da Psicologia e Áreas Afins, com a presença de analistas do comportamento e de profissionais com experiência na aplicação de tecnologias úteis no tratamento de problemas como o autismo e outros transtornos do desenvolvimento. Pretende-se ainda promover de fórum de discussões acerca de práticas e vem sendo conduzidas por profissionais em diferentes contextos de aplicação e com diferentes demandas, a partir do referencial da AC. Destinado a estudantes dos cursos de Psicologia e de outras áreas afins, a relevância acadêmica do evento reside na possibilidade da disseminação da AC. Ao mesmo tempo o evento tem uma importância social, sobretudo porque prevê oferecer informações fundamentais para a intervenção baseada na AC em problemas que se destacam entre os alvos de intervenção de Psicólogos e de outros profissionais de áreas afins, como é o caso do autismo e de outros transtornos do desenvolvimento.
Palavras-chave
   JAC, Análise do Comportamento, Behaviorismo Radical
Público-Alvo
  O público alvo esperado é o de profissionais das áreas de Psicologia, Pedagogia e Psicopedagogia, entre outras áreas que utilizam a Análise do Comportamento em sua atuação. Além disso espera-se como público alvo estudantes das áreas referidas, da UFPB e de outras IES da cidade de João Pessoa e região, além de mães de crianças com transtorno do Espectro Autista e outros transtornos do desenvolvimento.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Site: www.analisedocomportamentonaparaiba.net livingcomportamento@gmail.com Profa. Nilse Chiapetti chiapetti@yahoo.com Fone: 083 - 99619-3362/ 98807-4714 Psicopedagoga Daniela de Mendonça (83) 98603-5932 (oi) / 3031-1662 FACEBOOK.COM/LIVINGAC
«« Voltar